Ilha do Pico

No nosso quinto dia de viagem partimos, de manhã, em direção à ilha do Pico, a mais jovem do arquipélago e também chamada de ilha negra, devido à grande quantidade de basalto que por lá se encontra. Fomos de barco e atravessamos o canal. A viagem durou cerca de quarenta minutos e o barco era grande mas eu fiquei muito enjoada. Durante a viagem, no entanto, a vista sobre o Faial e a montanha do Pico (a mais alta de Portugal) é incrível, principalmente se estiver bom tempo.

ao voltar e ao ir

Quando chegamos fomos recebidos por uma guia local muito simpática e iniciamos um passeio de autocarro à volta da ilha. Começamos nas famosas plantações de vinho, Património da Unesco, cultivadas entre muros de basalto. Podem encontrar estas plantações um pouco por toda a ilha mas nós visitamos uma zona em que é possível caminhar entre as vinhas e tirar fotos de perto.

Em seguida, visitamos a igreja de S. Mateus. Não sou apreciadora de igrejas mas até eu acho que esta vale a pena ver. Ao contrário da maioria das igrejas, o seu interior é luminoso, claro e muito colorido, com cores garridas por todo o lado. Muito bonita!

Depois do almoço visitamos o Museu dos Baleeiros, na freguesia das Lajes do Pico. Gostei muito de visitar o museu pois, apesar de a caça à baleia ser uma prática desumana que caiu em desuso, vimos um documentário muito interessante sobre as dificuldades que os habitantes da ilha passavam para sobreviver durante os anos 60 e 70, a necessidade que tinham de usar as baleias como sustento e as dificuldades que passavam para as caçar. Fez-me pensar que, se no continente as pessoas sofreram com os períodos de crise, nas ilhas deve ter sido muito pior. Vimos também muitas peças usadas durante a caça e vários produtos que se obtinham a partir das baleias (provando que nenhuma parte do animal ficava por aproveitar), incluindo verdadeiras obras de arte esculpidas em osso de baleia.

peças de arte esculpidas a partir dos ossos da baleia

sapatos feitos de pele

Em seguida, começamos a subir a montanha do Pico e fomos até aos 900 metros de altitude. Visitamos a Lagoa do Capitão, perdida no meio da montanha, e muito bonita. Não fomos mais porque o tempo não o permitiu mas, para os mais aventureiros, é possível subir até ao cimo da montanha a pé.

Descemos a montanha e fizemos uma última paragem na zona do Cachorro, assim chamada por lá existir uma rocha que se parece muito com um cão.

a vista a descer o Pico

uma paragem para repor energias eheh

na freguesia de cachorro (ironicamente vimos um gato lá)

Achei a ilha do Pico um pouco diferente das outras. Para começar, é a que tem mais basalto, por isso a paisagem distingue-se mais. As vinhas e os seus muros característicos também são únicos deste local. Ainda podem encontrar os campos verdes e as florestas e flores características no interior da ilha, mas no litoral veem paisagens cobertas de rochas negras e águas azuis. Não existe nenhuma cidade mas sim pequenas freguesias. De qualquer das formas, é uma ilha tão bonita quanto as outras, apesar de ter menos gente. Fica o desejo de voltar e subir ao topo da montanha!

1. As saudades que eu tenho... 😊

2. Respostas
    1. Azores really are an amazing place, I have been there twice and I can't get enough of it!

Eliminar
  3. Puxa, que linda i8lha e apesar do teu enjoo ao atravessar de barco, valeu a pena. O que viste lá foi maravilhoso! beijos, tudo de bom,chica

1. eu nem sequer achei que fosse a ilha mais bonita mas sim, valeu a pena :) beijinhos!

4. Gracias por hacerme conocer un trozo de tu país
    Cariños desde Argentina

1. you're very welcome, hope I might inspire you to come visit Portugal someday!
      thanks for your comment and kind words!
      xoxo :)

Eliminar
  5. Adorava dar umas voltinhas por aí!

Isabel Sá
    Brilhos da Moda

6. Parece ter sido uma viagem maravilhosa. Gostei muito de ler este teu artigo e ver as fotografias que aqui partilhaste! Continuação de bom fim de semana! 😛

7. Essas paisagens são mesmo de cortar a respiração! Adorei essa rocha que parece um cachorro! 😍
    Beijinhos!
    In Beautyland

1. também foi uma das zonas que mais gostei de visitar! beijinhos :)

Eliminar
  8. A vista da descida do Pico deve ser fantástica.
    Boa semana

1. é linda, veem-se imensas flores, campos e S. Jorge do lado de lá do mar! :)

Eliminar
  9. Lindas fotografias!! fiquei desejando conhecer os lugares..

Um beijo,

www.purestyle.com.br

10. Gostava muito de visitar os Açores um dia :)

1. eu já lá estive duas vezes e gostava de voltar e conhecer outras ilhas, adoro os Açores :)

Eliminar
  11. Quando fui ai Pico achei tudo lindo, agora com as fotos até fiquei com saudades! :) Beijinhos
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

1. eu também gostei imenso e sinto saudades dos Açores no geral mas achei S. Miguel mais bonita :P

Eliminar
  12. Que paisagens deslumbrantes. Amei. Fiquei com muita vontade de conhecer o Pico.

1. eu só estive lá um dia mas também fiquei com vontade de regressar, é um local tão calmo e bonito! beijinhos :)

Eliminar
  13. Nosso Portugal é mesmo bonito.

Beijinhos | danielasilva-oficial.blogspot.com

14. perfect post dear :) like it!

15. Obrigado pela partilha. Já fui aos Açores, mas nunca fui ao Pico. Subir a montanha deve ser espetacular :)

1. eu adorava, apesar que acho que iria falecer a meio ahah mas a paisagem deve valer a pena sem dúvida!

16. Que paraíso! :)

17. Vim avisar que acaba de entrar um céu teu por lá! Obrigadão! Podes ver aqui: