O Diplomata #1

O Diplomata é um café que se localiza no número 32 da Rua José Falcão, no Porto, e é particularmente conhecido pelas suas panquecas, muito embora ofereça várias outras opções, não só ao nível de pequenos almoços e lanches mas também de almoços e brunch.

Já lá fui três vezes e hoje venho falar-vos da primeira.

Foi há mais de um ano atrás, mas lembro-me perfeitamente. Era um dia chuvoso de Outubro e fui de tarde, com mais duas amigas. A primeira impressão que tivemos foi que o sítio era um pouco modesto e que passava despercebido visto da rua, tanto que nós demoramos imenso tempo a encontrar o local.
No entanto, depois de entrarmos, achamos o local bastante acolhedor e diferente. O ambiente é bem descontraído e o espaço tem uma decoração rústica muito gira, com jarrinhas de flores nas mesas de madeira, um balcão feito com paletes e um quadro de giz onde estão escritos os preços e algumas sugestões de pratos. O único senão é que o café é muito pequeno (tem cerca de dez mesas) e bastante concorrido, o que cria filas de espera enormes à porta nalgumas ocasiões. No entanto, nesse dia, às quatro da tarde, o café estava praticamente vazio, coisa que, de acordo com as minhas experiências seguintes, é rara naquele café.

Como não sabíamos o tamanho das panquecas e eu tenho sempre mais olhos que barriga, decidi pedir quatro panquecas simples com topping de chocolate em vez de duas, como as minhas amigas, que pediram toppings de Nutella com morangos e de chantilly com morangos. O café oferece várias outras bases para as panquecas, tais como aveia, mirtilo ou chocolate e uma montanha de toppings diferentes, às quais podem ainda juntar gelado e fruta.
O tempo de espera foi curto e cerca de dez minutos depois chegavam as tão ansiadas panquecas. Quando olhei para as minhas mal pude acreditar porque, em cima do prato, estava um monte gigante delas!
Tinham um aspeto maravilhoso, com uma quantidade generosa de chocolate por cima e entre as panquecas (o que foi algo que me surpreendeu pela positiva porque é uma boa forma de contrariar a secura das panquecas que ficam por baixo que, caso contrário, não seriam banhadas pelo topping) e uma camada de açúcar branco por cima, mesmo sem eu ter pedido. No entanto, era uma quantidade monstruosa para alguém como eu e vi logo que não ia conseguir comer tudo.
Mesmo assim, deitei mãos à obra e deixem-me que vos diga, as panquecas tem uma apresentação e um cheirinho tão bom como o sabor. São maravilhosas! Fofinhas, não muito doces, combinavam super bem com o chocolate, que não tinha nem em excesso nem em demasia. Com a ajuda das minhas amigas lá domamos o monstro das panquecas e o preço que pagamos foi bem razoável para o que comemos. Eu paguei 4,3€ pelas panquecas e uma limonada que bebi a meias com uma amiga.

Em suma, considero como aspetos positivos a relação qualidade preço, a decoração e localização do local e o ambiente tranquilo. Como aspeto negativo, saliento apenas o espaço do local, no entanto, dependendo das horas a que vão, pode não vos importunar nem um bocadinho.

Dica: Uma das minhas amigas queixou-se que ficou com fome portanto, um truque para quem for com amigos é encontrarem alguém que queira o mesmo que vocês e pedirem um prato com duas e outro com quatro panquecas. Assim, cada um come três panquecas, nem a mais, nem a menos, e
dividem o preço final pelos dois.



Beijinhos.

Comentários