O que se come na época natalícia cá em casa?

Olá! Hoje partilho com vocês a ementa tradicional cá em casa nesta época natalícia.

Bacalhau com batatas e grelos - o típico. Não sou grande apreciadora de bacalhau, mas confesso que vai muito bem com natas, com broa, à Zé do Pipo, assado com batatas e pimento, enfim. TUDO menos cozido. Desde que me lembro de existir que a ceia de Natal, para mim, é composta apenas por batatas e pão.


Farrapo velho - se são do Norte certamente estão familiarizados com esta expressão. Uns chamam-lhe roupa velha, outros farrapo velho. A verdade é que, apesar de não gostar de bacalhau cozido com batatas e grelos gosto bastante deste prato, que é composto por, you guessed it, bacalhau cozido com batatas e grelos, tudo partido aos poucos e misturado com alho e azeite.

Carneiro com batatas assadas - odeio carneiro. A textura gordurosa é nojenta e dá-me vómitos, por isso, enquanto a minha família come carneiro ao almoço e ao jantar no Natal, para mim, existe sempre uma perna de frango assado.


Bolo-rei - não gosto de bolo rei porque odeio tudo o que tenha fruta cristalizada, apesar de amar frutos secos, como pinhões, nozes e amêndoas. Infelizmente, em minha casa, ninguém está disposto a trocar o bolo rei pelo bolo rainha.

Pão de ló - não sou a maior fã de pão de ló, apesar de, dentro dos doces natalícios, ser um dos meus favoritos. Gosto de rapar o papel onde vem o bolo, geralmente tem aqueles pedaços mais húmidos e saborosos.

Leite creme - leite creme é um dos poucos doces de Natal que eu adoro, com canela e morno fica maravilhoso.

Aletria - não há nada mais reconfortante do que comer aletria acabada de fazer. A minha mãe faz sempre um prato que nunca fica completamente cheio e por isso posso comer à vontade e é tão bom! Já depois de fria, não ligo muito à aletria.



Frutas cristalizadas e frutos secos - eu ODEIO fruta cristalizada. Odeio mais do que todas as outras comidas de Natal que, como podem ver, não estão num nível muito alto da minha lista de preferências. Odeio as frutas e todos os pratos que as envolvam. Lá me convenço a comer as 12 passas no Ano Novo e nada mais! Quanto aos frutos secos, a história muda de cenário. Aí sim, não me canso de os comer. Amo nozes com queijo, é das combinações mais divinais deste mundo.


Rabanadas - dantes não gostava mas, ultimamente, aprendi a gostar, se não forem muito doces e não tiverem vinho do Porto.


Bolachas Paupério - para quem não conhece, as bolachas Paupério são uma marca bem popular aqui no Norte e a fábrica fica relativamente perto de onde eu vivo. Quando se entra lá dentro sente-se logo o cheiro maravilhoso a bolachas que, de facto, são muito boas. As minhas favoritas são as húngaras com chocolate. As caixinhas são também muito giras, com desenhos vintage, e são ótimas prendas para dar a familiares e amigos gulosos. Compramos uma caixa há dois anos atrás e agora é um must have na nossa mesa nas festas.


Húngaros (os meus favoritos).


Chocolates - nunca pode faltar a Caja Roja, os melhores bombons de sempre! Este ano tive também uma caixa de bombons da Arcádia e um calendário de chocolate.


Queijo.


Este ano tivemos também uma estreia: o maravilhoso tronco de Natal!


Este ano, em casa da minha avó paterna, havia também este delicioso bolo de Ferrero Rocher, feito pela minha prima!


Há também algumas coisas que costumamos comer todos os anos mas este, por algum motivo, deixamos de parte:

Pudim.

Bolo de amêndoa.

Bolachas Sortido.

E vocês, o que comem por aí?

Comentários

  1. Por aqui é iagual, o bacalhau cozido e a roupa velha :) tinhas muita coisa boa, estas altura a gente alargaaaaaa lol
    Pensei e até ouvi dizer que a fábrica Pauperio tinha fechado, ainda bem que não.
    Bom Ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. felizmente não, as bolachas deles são maravilhosas e está sempre lá imensa gente! :)
      é verdade, mas uma vez não são vezes :P

      Eliminar

Enviar um comentário