Praia da Madalena

No Verão estava constantemente a ver amigas minhas publicar no InstaStories fotografias com estrelas do mar. Todos os dias punham alguma, com várias estrelinhas de cores diferentes. Fiquei muito curiosa sobre onde seria o local onde elas as encontravam e fiquei surpreendida quando me disseram que é na praia da Madalena, tão perto de onde eu vivo!
Decidi ir lá com o meu pai e a minha prima e fomos procurá-las para as rochas, quando a maré estava vaza. De facto, encontramos várias! Encontramos uma debaixo de uma rocha, uma grandalhona debaixo de outra mais à frente e uma minúscula por baixo dessa. À medida que íamos caminhando pela areia, na zona de rebentamento das ondas, também vimos algumas, empurradas pela maré, de cores, tamanhos e formas diferentes. Pegamos em algumas (e olhem que é bem difícil, elas estão muito bem coladas às rochas e é preciso cuidado para não as magoar!) e tiramos fotos com elas. É uma sensação muito agradável e engraçada! É como ter uma coisa mole, viscosa e molhada em cima de nós. E o mais engraçado é que elas começam a fechar os seus bracinhos à volta dos nossos braços, com medo de cair. São demais!
Nós voltamos a colocá-las nos respetivos locais mas vimos pessoas com sacos cheios delas. É uma pena, tendo em conta que provavelmente iriam acabar por morrer...
Como nunca tinha visto estrelas do mar, e muito menos tocado numa, foi uma experiência mesmo interessante, pelo que adorei este dia.
Se algum dia quiserem ver e pegar em estrelas do mar, visitem a praia da Madalena e procurem, nas rochas, na praia, nas poças - há montes delas! Tenham cuidado ao pegar nelas e coloquem-nas no sítio onde as encontraram, não sejam aquela pessoa. Tenham cuidado ao manipular estes bichinhos tão fascinantes e não os incomodem muito. Ah, e tenham cuidado nas rochas. Podem escorregar e magoar-se e os mexilhões cortam (eu sou a prova A).
Fun fact: se arrancarem um dos braços de uma estrela do mar, ela irá regenerar e a partir desse braço nascerá uma nova estrela. How cool is that?

a grandalhona e a bebé





a primeira que vimos, escondida debaixo de uma rocha


Comentários

  1. UAU que lindas!!
    Nunca vi uma estrela de perto, morro de curiosidade.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também nunca tinha visto uma a sério até ter ido a este local, é muito giro!

      Eliminar
  2. Já tive a oportunidade de pegar numa mas não estava a contar e assustei me de tal forma que a deixei cair na água e nunca mais a consegui encontrar, sem dúvida a sensação de as tocar é única ahah as fotos ficaram demais! Um beijinho **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito engraçado, elas são super viscosas e apertam os braços à volta das nossas mãos!

      Eliminar
  3. R. O ideal é mesmo ir quase no fim dos saldos ou então logo na abertura dos centros comerciais . Detesto a confusão .

    ResponderEliminar
  4. Que lindas. Nunca peguei numa, sinto algum medo ahah acho que é pela sensação e também não as quero magoar.

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se pegarmos cuidadosamente nelas acho que não tem problema :P é uma sensação engraçada, eu também tinha medo mas depois adorei ehehe

      Eliminar
  5. omd!!!! as pequeninas são mega fofas!! nunca toquei numa por acaso deve ser mesmo giro
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma sensação mesmo única, é como pegar numa coisa molhada e gelatinosa que se agarra a nós e saber que temos uma coisa viva nas mãos :P beijinhos :)

      Eliminar
  6. Uau! São lindas! Por acaso já não encontro há alguns anos e nunca tive coragem de pegar ou até mesmo tocar ahah

    Beijinhos,
    I. e A:
    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha nós pegamos nelas só para as fotos mesmo :P não magoam!

      Eliminar
  7. Acho espetacular a ideia de as poder encontrar e tirar fotografias, logo eu que sou uma fanática por fotos :p ahah mas acho que é uma ser vivo que eu não iria conseguir tocar. Penso que pela textura, ou então pelo meu psicológico pensar que isso poderá ser outro animal qualquer xD mas aqui, na Madeira também nunca vi.. também porque nem sou muito de praia :p e sou mais de ir à serra eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também gosto muito mais da serra do que da praia mas nesta vez fui com a intenção de as procurar :P
      eu também tinha um bocado de medo, que me aleijassem ou picassem ou algo assim, mas elas são mesmo umas queridas, ficaram quietinhas e a única coisa que fizeram foi agarrar-se a mim :P

      Eliminar
  8. Nunca vi dessas roxas cá na ilha. Mas sim dessas amarelas e também umas mais esguias e vermelhas. É pena é pessoas tirarem-nas do seu habitat e por vezes deixarem-nas imenso tempo ao sol. Fico fula quando vejo isso, aconteceu este Verão.
    São mesmo umas criaturas fascinantes, e o facto de se regenerarem é mesmo impressionante! :)

    Isa M., Tic Tac Living

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo pena, se as partissem elas ainda se reproduziam, assim estão só a matá-las e impedir que outras pessoas as vejam :/

      Eliminar
  9. Madalena, a minha praia do coração. <3
    É verdade que, procurando, ainda conseguimos encontrar esses seres maravilhosos mas quando era pequena viam-se mais.. muitas mais estrelinhas do mar! Tenho notado que agora já não as encontro com tanta facilidade.
    Muito importante a advertência que deste para que as pessoas tenham o devido cuidado. São seres vivos e como todos os seres vivos merecem admiração e respeito.
    Beijinho.
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. provavelmente espalhou-se a notícia e depois temos aqueles grandes parvos que levam as estrelas embora! elas acabam por morrer e não tem oportunidade de se reproduzir... se continuarem assim, nos próximos anos ninguém vai poder ver as estrelas do mar :(

      Eliminar

Enviar um comentário