Grutas de Mira de Aire

No Verão passado fui a Fátima com os meus pais e aproveitamos para visitar as grutas de Mira de Aire, umas das maiores e mais bem conhecidas grutas em Portugal.
Pagamos 6,8€ por pessoa e depois de comprarmos os bilhetes pediram-nos para esperar à entrada até que houvesse um número de pessoas suficientemente grande para formar um grupo (cerca de trinta pessoas), pois a única forma de visitar as grutas é através de uma visita guiada em grupo. Tivemos que esperar pouco mais de cinco minutos e depois fomos então levados para uma sala escura onde projetaram um filme que abordava a formação, descoberta e exploração das grutas. Entregaram-nos um papel com alguma informação interessante sobre a geologia das grutas. Apesar de as grutas terem uma extensão superior a 11.500 metros, apenas 600 metros são visitáveis. Explicaram-nos que, na visita, descem-se 683 degraus, alcançando uma profundidade de 110 metros em relação à entrada.
Iniciamos então a descida. As grutas são fresquinhas, encontram-se bem iluminadas e os degraus não são íngremes, o que tornou a descida bem fácil, apesar da ligeira penumbra. Eu fui de sandálias e desci sem problemas.
A guia ia parando nalguns locais e dando explicações relativamente às formações rochosas que íamos vendo, e era possível acompanhar o que a guia dizia usando o papel que nos foi entregue no início da visita. Tivemos muito tempo para fotos e para observar tudo.
Como estão vários grupos a fazer a visita em simultâneo, por vezes, era necessário aguardar que o grupo que ia à frente avançasse para podermos avançar também; numa das vezes, tivemos que esperar tanto que as luzes se apagaram automaticamente e tivemos que prosseguir sem poder ver uma das câmaras da gruta. No entanto, este incidente não se repetiu. Eu e os meus pais estávamos na parte da frente do grupo e podíamos ouvir bem todas as explicações. No entanto, notei que, devido ao tamanho do grupo, algumas pessoas iam ficando para trás e perdiam algumas explicações.
No final, voltamos à superfície através de um elevador gigante. Existe uma espécie de mini museu no final que podem visitar, sem quaisquer custos.
Se quiserem, podem também visitar as lojinhas que tem imensos objetos lindíssimos, como pulseiras e colares com pedrinhas, ou tomar um café cá fora, é um sítio muito calmo. Eu queria comprar um colar com a pedra do meu signo (gémeos) mas, apesar de se encontrar uma rapariga atrás do balcão, ninguém veio ter comigo para me servir. Esperei cerca de 10 minutos, durante os quais a rapariga se manteve lá, sentada numa cadeira a comer um gelado e a conversar com outro empregado, ambos ignorando os clientes. Achei este aspeto absolutamente rude pois não me pareceu que estivessem em pausa, e claro que já não trouxe nada.
No geral a visita foi mesmo muito gira. O caminho é sempre a descer e não cansa nada, a guia explicou tudo muito bem e pudemos ver imensas coisas giras e tirar fotos. É fascinante vermos as belezas que a natureza cria e termos aquela sensação de estarmos a mais de 100 metros debaixo da terra. Eu não gosto de espaços apertados e mesmo assim arrisquei e não me senti em nenhum momento apertada, muito pelo contrário, as grutas são muito amplas. É uma visita que recomendo vivamente, é uma coisa única e de certeza que será um momento bem passado.


as luzes coloridas e os lagos dão um aspeto mágico às grutas



estalactites


as grutas são muito amplas



várias cavernas iluminadas 

o local por onde passamos

o lago, já numa parte final da visita



a pequena exposição no final e azurite, o mineral mais giro que eu já vi

Comentários

  1. Obg por partilhares estas fotos, estão lindas e desconhecia estas grutas, ja fui a Fátima e garanto que depois de ver estas fotos vou mesmo ter de ir visitar este sitio!

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo uma visita interessante, fica relativamente perto de fátima mas não no centro!
      beijinhos :)

      Eliminar
  2. Já visitei e adorei! Por acaso o fim de semana passado fui dar um passeio à Serra de Mira de Aire e éramos para visitar as grutas, combinamos ir para a semana ^^
    As fotos estão mágicas!
    Beijinho

    Blog ♡ SimplyNeca

    ResponderEliminar
  3. Fotos lindissimas! Confesso que já ouvi falar muito bem mas nunca lá fui :o

    Beijinhos,
    I.
    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma visita interessante e o ambiente lá dentro é muito fixe :P

      Eliminar
  4. Não conhecia e nunca entrei numa gruta! Há anos que quero conhecer alguma e ainda não tive oportunidade, mas tem cores maravilhosas!!
    Obrigada pelo comentário!
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estas são uma boa opção, são das mais interessantes que já visitei :)

      Eliminar
  5. Já visitei Há alguns anos e quero voltar a visitar novamente :)

    Adorei as fotos, é mesmo algo espectacular e único :)

    Beijinhos <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca visitei mas está na minha lista :P

    ResponderEliminar
  7. É absolutamente lindo, digo isto porque já lá fui e adorei, foi uma visita que não se esquece!
    Beijinhos querida
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Tenho de lá voltar. Já lá não vou há uns anos mas lembro-me de ter adorado.

    ResponderEliminar
  9. Eu fiz uma visita de estudo a essas grutas e juro que prometi nunca mais voltar a visitar umas grutas,tive sorte que nunca mais fizeram visitas a grutas,eu odiei essa viagem e fiquei super assustada de cada vez que descia um degrau,foi a visita de estudo que mais odiei e que mais medo me deu!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohh que pena :/ nem toda a gente gosta de grutas, é verdade! pelo menos ficaste a saber que nunca mais lá queres ir :P

      Eliminar

Enviar um comentário