Évora

Durante a minha viagem pelo Alentejo passei dois dias Évora, sábado e domingo. Fomos recebidos com frio e uma chuva ligeira e ficamos instalados numa casinha adorável nos subúrbios da cidade. Évora é uma cidade que nem consigo encontrar palavras para descrever. Talvez por o tempo que passei lá, apesar de escasso, ter sido excelente, fiquei com um desejo enorme de voltar e acho mesmo não me importava de, um dia, trabalhar e viver em Évora, embora não de forma permanente, pois esta cidade condiz em tudo comigo.
Como chegamos com mau tempo, parece que toda a cidade se tornou mais acolhedora, desde as pequenas ruas no centro da cidade aos subúrbios, incluindo a nossa casinha. Senti-me mesmo aconchegada enquanto passeava por Évora, mesmo quando o sol decidiu aparecer.
Além disso, é uma cidade tranquila, cheia de gente simpática e prestável (pude aliás constatar que o pessoal alentejano é extremamente amigável). Passeamos pelo centro da cidade, no sábado à noite, no domingo e na segunda e, apesar de haver movimento, senti-me invadida por uma calma imensa.
Apesar de não ser uma grande cidade litoral (como o Porto ou Lisboa) é uma cidade grande, com tudo aquilo a que as cidades grandes tem direito, como cafés, supermercados, montes de lojas e hotéis. Além disso é também uma cidade carregada de história, com vários locais interessantes para visitar, desde o lindo e majestoso templo romano à arrepiante Capela dos Ossos, passando pelo jardim de Diana, com uma vista magnífica sobre a cidade, pela Sé Catedral da cidade, a igreja de S. Francisco, a praça do Giraldo e muitas outras coisas.
Adorei passear por Évora, pelas ruas tipicamente alentejanas, com as suas belas casinhas baixas pintadas de branco e com riscas de várias cores, pelas calçadas e também adorei a viagem até lá, apreciando as lindas planícies alentejanas, verdejantes e cheias de flores e animais.
Évora é uma cidade que me marcou pois tem tudo a ver comigo: a calma que transmite, a sua história rica, as ruelas lindas, a natureza, os subúrbios. É um local maravilhoso que aconselho a visitar!

o templo romano

a sé catedral


a igreja de S. Francisco

a vista do jardim de Diana

as cores alegres das casinhas a contrastar com o céu negro



as lindas ruelas



a praça do Giraldo

alguns souvenirs


Comentários

Enviar um comentário