Manteigaria do Bolhão

Recentemente visitei com uma amiga a Manteigaria do Bolhão (Rua de Alexandre Braga, nº24), muito conhecida pelos seus pastéis de nata e pelo café Delta Q.
É um espaço grande, bem iluminado, muito bem localizado junto ao (agora em obras) mercado do Bolhão. Lá dentro é possível ver a cozinha, onde os empregados fabricam as famosas natas, e de onde saem fornadas de pastéis quentinhos frequentemente. Quando tal acontece, uma funcionária do café vai à rua e toca um sino, para avisar os transeuntes que há um monte de pastéis acabados de fazer à espera.
Na montra existem alguns tipos de bolos e sandes mas as natas e os cafés são o forte. Os pedidos tem que ser efetuados ao balcão. Eu optei por dois pastéis de nata (1€ cada), visto que não eram muito grandes e eu estava com alguma fome, e por um mocaccino (2,5€) e a minha amiga pediu um pastel de nata. Tive apenas que esperar uns minutos enquanto o empregado decorava o meu mocaccino mas o resultado final ficou muito original!
Os pedidos são colocados em tabuleiros que são levados para as mesas e recolhidos posteriormente pelos empregados. Quando chegamos, o local estava à pinha, apesar de ainda nem ser hora do lanche, e a única mesa livre estava suja, pelo que tivemos que ser nós a limpá-la. Em cada mesa existe canela para quem desejar colocar no pastel mas não tem açúcar em pó (quem já provou os pastéis de Belém sabe que geralmente trazem as duas coisas).
Quanto ao meu pedido, estava magnífico. Eu nem sequer sou a maior fã de natas mas os pastéis quentinhos estavam deliciosos. O interior era espesso e bem doce, a massa folhada estaladiça e a canela tornou tudo melhor. É pena não serem maiores, dava vontade de comer mais! Quanto ao mocaccino, tinha bastante quantidade e foi servido decorado com chocolate e caramelo. Cheirava muito bem a caramelo mas o sabor a café cortou praticamente o sabor dos topings, e ainda bem, pois eu não gosto de cafés enjoativos.
Em suma, este sítio é excelente para quem quiser comer pastéis de nata. Os pastéis são maravilhosos, apesar de não serem tão baratos como noutros locais, e estão sempre a sair fornadas quentinhas. Relativamente a bebidas, achei os preços super exagerados. Quase todos os produtos custavam mais de 2€, o que acho excessivo. Podem pedir os pastéis para levar e comprar bebidas num supermercado, que sempre fica mais barato!

os nossos pedidos

 o meu pedido

o mocaccino (com chocolate, caramelo e canela)

o pastel de nata

o delicioso interior, que eu cobri de canela

Comentários

  1. Da última vez que por aí passei estive para entrar mas como ia comer um jesuíta a uma confeitaria que gosto ... já não entrei!
    bj e gosto da sugestão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh também é uma boa escolha, eu adoro jesuítas! fica para a próxima :)

      Eliminar
  2. oh meu deus. No proximo fim de semana vou ao porto, e juro que vou provar estes pasteis xD
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. prova são uma maravilha! quando ouvires a campainha a tocar sabes que estão a sair quentinhos!

      Eliminar
  3. Adoro pasteis de nata e esses têm óptimo aspecto! :D
    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  4. Há tanto tempo que não como pastéis de nata! Fiquei com saudades. Com canela então nem se fala! Tem óptimo aspecto e mesmo não gostando de café, fiquei com vontade de beber esse. Ficou super giro :)
    Obrigada pelo comentário!
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu até nem sou fã de pasteis de nata e não comia quase há um ano também mas resolvi experimentar e não me arrependo nada! beijinhos :)

      Eliminar
  5. Sou mega fã de pastéis de nata! Esses têm mesmo bom aspeto! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu até que nem sou muito mas estes eram uma autêntica delícia, recomendo!

      Eliminar
  6. Que delícia! Fiquei com fome vendo estas fotos!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  7. A manteigaria é mesmo conhecida pelos seus pastéis de nata. Acreditas que ainda não experimentámos?! Temos mesmo que tratar disso.

    ResponderEliminar
  8. O mocaccino tem um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia mas fiquei a desejar! Adorei o teu blog e já estou a seguir :)
    Um beijinho
    http://diaryofalittlebee.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as natas são maravilhosas, tens que experimentar :P obrigada! beijinhos :)

      Eliminar
  10. Não devia ter vindo ver o post a esta hora... só agua na boca!!
    Obrigada pelas dicas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário