Milão

No primeiro dia da nossa viagem, estivemos em Milão. Chegamos ao hotel por volta das três da tarde, depois de um atraso de duas horas no nosso voo. Fomos apresentados à nossa guia, fizemos o check-in e tivemos o resto do dia por nossa conta.
O hotel em que ficamos foi o UNA Hotel Scandinavia. O que mais me marcou neste hotel foi a sua decoração luxuosa. É um hotel muito bonito, com um ambiente agradável e confortável, embora o nosso quarto fosse demasiado pequeno para três pessoas. Está super bem localizado, perto do metro e do supermercado e, no dia em que chegamos, havia mesmo uma feira em frente ao hotel, com produtos frescos locais. A comida servida no hotel era boa e o pequeno almoço era bastante completo.
Como estávamos mesmo em frente ao supermercado, e, como já era tarde quando chegamos, optamos por comprar pão, queijo, fiambre e uns sumos e fizemos um picnic num parque próximo. Havia uma paragem de metro muito perto do hotel, por isso, tiramos um bilhete diário e fomos até ao centro de Milão. O metro de Milão é muito simples, está tudo bem sinalizado, e é muito parecido com o metro do Porto, a única diferença é que tem que validar o ticket ao entrar e ao sair.
No centro de Milão, passeamos junto à famosa catedral de Milão, Il Duomo (mas não entramos porque as filas eram gigantes), visitamos as galerias Vittorio Emanuele, apreciamos as lojas de luxo, caminhamos na Piazza della Scala, provamos os famosos canolis (falarei deles mais à frente), passeamos nas ruas adjacentes à catedral, cheias de lojas, gelatarias e cafés.
Em seguida, fomos de metro até ao castelo Sforzesco e passeamos um pouco no interior das suas muralhas e no parque Sempione, um jardim gigantesco e lindíssimo, com bastante movimento, que fica mesmo atrás do castelo.
Ao final da tarde apanhamos novamente o metro e fomos também até ao estádio de Milão, o estádio San Giro, tirar umas fotografias.
Apanhamos o metro de volta até ao hotel, para jantarmos, e, depois de jantar, fomos novamente até ao centro da cidade, ver Il Duomo iluminada e apreciar o ambiente noturno de Milão.
No dia seguinte, já com o grupo, fizemos uma visita panorâmica pela cidade, de autocarro, e paramos novamente junto à Duomo para passear no local.
Milão é uma cidade incrível, a cidade da moda, do luxo. Por todo o lado se vêem lojas (de luxo mas não só), cafés, gelatarias, pizzarias, galerias de arte, vendedores ambulantes. Toda a gente vos quer vender algo em Milão (cuidado com os mascarados que vos pedem para tirar uma foto e depois vos cobram dinheiro!). No entanto, notei que Milão é também uma cidade de contrastes, muito mais do que o Porto ou Lisboa. Nas ruas cheias de lojas caras, de objetos de luxo, de turistas a gastar dinheiro, é também possível ver várias pessoas sem abrigo e pedintes, a dormir nas ruas e nas montras das lojas, alheias à realidade dos turistas. São tantos que se torna quase impossível ajudá-los a todos.
Tirando estes contrastes, Milão tem um ambiente incrível. Tem muita gente mas não se torna confuso nem sufocante, é uma cidade muito bonita. Não tivemos dificuldade em usar o metro e com o bilhete diário percorremos uma boa parte da cidade, por isso, caso visitem a cidade, o metro é uma boa opção!

Il Duomo de Milão

a entrada da catedral

a Piazza del Duomo

a entrada das galerias Vittorio Emanuele

no interior das galerias

o castelo Sforzesco

no parque Sempione, tartaruguinhas e o meu dedo

o parque e o castelo, ao fundo

um mini arco do Triunfo, no fim do parque

uma estátua de Leonardo da Vinci, na Piazza della Scalla

uma agulha e um cordel, uma homenagem aos trabalhadores da indústria da moda de Milão

os vitrais da catedral, à noite

na entrada do nosso hotel

Comentários

  1. Já estive em Milão e adorei! :) Foi bom relembrar com as tuas fotos. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias espectaculares, a imposição dos edifícios foi muito bem captada!
    E esses cannolis? Bons? :D

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada! :D olha, sinceramente eram uma porcaria! sabiam a esferovite com chulé xD

      Eliminar
  3. Que belas fotografias! Estou a ver que foi uma viagem em grande :)

    ResponderEliminar
  4. Esses contrastes não deixam de ter impacto, até porque nos fazem pensar em como é possível, no mesmo espaço, observarmos realidades tão dispares.
    Quero muito ir a Milão! Adorei as fotos e ficar a conhecer mais um pouquinho *-*

    r: Atum também liga muito bem. Curiosamente, estive indecisa entre os dois, mas acabei por ir para as delícias ahahah pois, imagino!
    Foi uma surpresa muito agradável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade, e em cidades tão grandes e ricas como milão é impossível não repararmos e pensarmos no assunto... beijinhos :)

      Eliminar
  5. Que fotos tão bonitas. Nunca fui a Milão mas tenho bastante curiosidade. Mas confesso que antes de ir a Milão, quero ir a Roma, eheh :)
    beijinho

    A Maria Rita blog
    > Follow my blog in Bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também estive em roma e é uma cidade muito interessante e com muito movimento, cheia de coisas para ver, sem dúvida é maior e mais importante que milão :P mas são ambas cidades lindas! beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário