Pompeia

No sétimo dia da nossa viagem partimos de Roma em direção a Pompeia, que fica em Nápoles. Pompeia foi uma cidade da antiguidade que foi destruída após a erupção do vulcão Vesúvio, que continua ativo até aos dias de hoje, embora atualmente esteja adormecido.
Se calhar já tinham falado desta cidade na escola, quando estudaram o vulcanismo, tal como eu. Esta cidade é particularmente célebre devido aos corpos de Pompeia. Como a explosão foi tão violenta e rápida, as pessoas não tiveram tempo de fugir e foram cobertas de cinzas, sendo imobilizadas nas posições em que se encontravam. Os restos mortais dos habitantes de Pompeia foram-se decompondo e deixaram espaços vazios nas cinzas. Esses espaços foram mais tarde descobertos por arqueólogos, que os preencheram com gesso, dando origem a estátuas que retratam com bastante fidelidade os momentos finais dos habitantes de Pompeia.
As escavações arqueológicas também permitiram encontrar as ruínas da cidade de Pompeia, que atualmente podem ser visitadas.
Quando chegamos a Pompeia, constatamos que é uma cidade muito pequena. Tem dois ou três restaurantes, alguns vendedores ambulantes, uma fábrica de camafeus e as ruínas.
Mal chegamos, visitamos a fábrica de camafeus (lindas peças esculpidas em búzios que podem chegar a custar milhares de euros) e conhecemos um simpático senhor com uma certa idade que vende uns amuletos muito engraçados em forma de piri-piri em miniatura. O senhor tinha uma vestimenta a rigor, toda decorada com pequenos piri-piris e, supostamente, se colocarmos o amuleto atrás de uma porta, ele irá trazer-nos sorte! Eu cá não sei se acredito nisso mas achei a ideia super original, o senhor tinha um fato muito engraçado e os amuletos eram muito giros. A nossa guia disse que aquele homem é uma espécie de ícone do local!
Depois da visita à fábrica, metemos pernas ao caminho e entramos na cidade de Pompeia, onde vimos o anfiteatro, o primeiro restaurante fast food do mundo (eheh), as casas da antiguidade e os locais onde as pessoas tomavam banho.
Estava um calor terrível (quase 40ºC) e Pompeia não tem muitas sombras. Dentro de alguns locais fica muito abafado (como por exemplo dentro das casinhas), quase irrespirável. Caminhamos quase 3km nestas condições e chegamos ao fim estafados! Aconselho-vos a levar roupa bem fresca, calçado confortável, chapéu e protetor solar e muita água caso visitem a cidade no Verão, só assim é que se aguenta!
Não gostei muito de visitar Pompeia. Estava à espera de encontrar os corpos e os objetos usados pelas pessoas que morreram durante a erupção mas na verdade todas essas coisas encontram-se num museu em Nápoles. Em Pompeia estava apenas um mísero corpo, nada mais. Isso e as ruínas, claro, que, não me entusiasmam por aí além. Fiquei muito dececionada nesse aspeto, pois sempre que ouvia falar em Pompeia imaginava uma cidade cheia de corpos e casas cheias de objetos, um retrato verdadeiro da cidade, e não apenas um monte de pedras sem piada nenhuma. Além disso, com aquele calor, eu só queria ir para um sítio mais fresco. A parte mais engraçada da visita foram mesmo os vários pénis que vão encontrar espalhados pela cidade. Aparentemente, na antiguidade eram um símbolo de fertilidade e boa sorte, por isso estão um pouco por toda a parte, procurem-nos eheh.
De qualquer das formas, se gostavam de passear pela antiga cidade, então visitem Pompeia, mas, se puderem, façam-no no Inverno, de certeza que torna a visita muito mais agradável!

o único corpo que vi em Pompeia




as ruínas

um antigo templo


pénis nas ruas de Pompeia

fornos

anfiteatro

um camafeu

algumas peças expostas na fábrica de camafeus

Comentários

  1. Super interessante, adorei ler! :)

    Só é pena realmente existir apenas um corpo na cidade... Quem visita, como no teu caso, tem expectativas elevadas em relação à cidade de Pompéia e a sua história.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, realmente é uma grande pena...
      beijinhos :)

      Eliminar
    2. Este foi o sítio que me ficou por ver em Itália. Anseio o dia de conhecer Pompeia.
      Obrigada por partilhares as fotos
      Beijinho

      Eliminar
    3. Pompeia é um local fascinante mas sinceramente o museu em Nápoles deve ser igualmente interessante, um dia que regresses lá aproveita para visitar os dois! beijinhos :)

      Eliminar
  2. Enquanto amante de História/Arqueologia, Pompeia é das minhas cidades a visitar. Mas agora já sei que é melhor não ir com grandes expectativas. Tenho que ir a esse museu em Nápoles.
    As tuas imagens são fantásticas.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se fores visita sem dúvida o museu, deve valer imenso a pena e ser super interessante! é um complemento importantíssimo da cidade!
      beijinhos :)

      Eliminar
  3. Só um corpo? Isto parece mesmo mau, mas agora fiquei desiludida....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também fiquei quando lá fui, ainda por cima estava imenso calor e só queria sair de lá para fora... aconselho-te a ir no inverno e a visitar o museu em Nápoles, caso um dia estejas interessada em conhecer a cidade de Pompeia :P
      beijinhos :)

      Eliminar
  4. Lembro-me perfeitamente de falarmos de Pompeia em Geologia e desde então que a curiosidade me morde e o desejo de a visitar me percorre o sangue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se um dia lá fores aproveita para visitar Nápoles e o museu também, deve tornar a visita bem mais interessante! :P beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário