Vaticano

No final do nosso quinto dia de viagem, e após pararmos em Siena e Assis, chegamos a Roma, a tempo de jantar.
Nos últimos dias, ficamos hospedados no Best Western Hotel Royal Santina, em Roma, que fica muito bem localizado. Em frente do hotel é a estação de comboios e metros, o termini. Ao lado do hotel existem várias ruas cheias de lojas, restaurantes e gelatarias e uma enorme praça. Além disso, o hotel fica perto do centro da cidade e do Coliseu, cerca de vinte minutos a pé. 
Os nossos quartos eram gigantes, bonitos e modernos, com todas as comodidades possíveis. O meu tinha uma vista linda para a praça. Os pequenos almoços eram muito completos, foi o único local onde havia bolachas (e eram uma delícia!).
Após o jantar, fomos fazer uma visita guiada por Roma, à noite, onde vimos algumas das atrações principais iluminadas, como a Fontana di Trevi, o Panteão, a Piazza Navona, entre outras coisas, tudo tão lindo!
No dia seguinte, o nosso sexto dia de viagem, de manhã, visitamos o Vaticano. Entramos no Museu do Vaticano e, apesar de ser muito cedo e já termos os bilhetes reservados, ainda tivemos que esperar um pouco, pelo que vos aconselho a comprar previamente os bilhetes e ir para a fila cedo, pois mesmo para entrar tem que esperar.
O Museu do Vaticano é um dos maiores do mundo, e demoraria cerca de uma semana a visitar tudo em condições, como nos disseram. Nós demoramos cerca de duas horas e apenas visitamos os locais mais importantes, como a lindíssima sala dos mapas, maravilhosamente decorada em toda a sua superfície.
Em seguida, entramos na Capela Sistina, também ela lindíssima, cheia de afrescos incríveis, e onde se encontra a tão famosa pintura de Miguel Ângelo que representa a criação do homem. No interior da capela não é possível tirar fotografias.
Saíamos para a praça de S. Pedro, onde vimos a famosa guarda suíça, a guarda responsável pela segurança do Papa e onde tiramos algumas fotografias à famosa janela onde o Papa aparece.
Depois, dirigimo-nos à Basílica de S. Pedro. Entramos, vimos a famosa estátua de Miguel Ângelo, Pietà, que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria, passeamos no interior da Basílica, ouvimos explicações acerca da sua construção e das imagens que lá estão representadas, tocamos nos pés de S. Pedro.
Finalmente, tivemos algum tempo livre para passear pelo Vaticano e para visitar a loja do Vaticano, que tem produtos com o selo de aprovação do Vaticano. É uma loja grande e, embora seja mais cara, os produtos tem mais qualidade. Até tinha coisas do Harry Potter! Existem também várias outras lojas com peças lindíssimas lá perto, e alguns locais para comer.
Roma e o Vaticano foram os locais onde vimos mais lixo e mais pessoas sem abrigo. É impossível não reparar no contraste entre os turistas alegres e cheios de compras e as montanhas e montanhas de lixo, roupas e outros pertences de pessoas sem abrigo. Tenham cuidado com os carteiristas e com os falsos pedintes, por lá também se vêem muitas pessoas a tentar aproveitar-se da generosidade alheia!
Apesar de tudo, o Vaticano é um dos locais mais importantes em Itália e é uma visita que vale muito a pena. Todo ele está carregado de história e é um sítio muito especial para os religiosos de todo o mundo.

no interior da sala dos mapas





algumas peças expostas no museu

depois de sairmos da Capela Sistina


no interior da Basílica de S. Pedro

S. João de Deus, o santo padroeiro dos enfermeiros

 a Guarda Suíça



na praça de S. Pedro

Comentários

Enviar um comentário