O Porto dos Gatos

Olá! Recentemente estive no Porto dos Gatos (Avenida de Rodrigues de Freitas, nº93-95) com umas amigas. É o primeiro (e único, até agora) cat café na cidade do Porto e é 100% vegan. Para quem não conhece o conceito, os cat cafés são cafés que servem comida e que possuem salas com gatos onde podem fazer-lhes festinhas, brincar com eles e, na maioria dos casos, adotá-los. Geralmente, tem parcerias com associações de ajuda animal, sendo que o Porto dos Gatos colabora com a Associação Vida de Gato. Todos os gatinhos vem dessa associação e estão disponíveis para adoção. No café podem ainda encontrar vários objetos à venda destinados a ajudar a associação.
O local é bastante discreto, apesar de ser numa rua principal quase nos passou despercebido. À entrada, salta logo à vista a temática predominante, com um incrível mural pintado na parede, almofadas, puxadores e muitos outros pormenores com gatos. A decoração é mesmo fofa!
Existe uma sala para refeições onde os gatos não entram, uma sala onde os gatinhos vivem e onde é possível conviver com eles e a esplanada, onde é possível fazer ambas as coisas. Nós optamos por ficar na esplanada, porque estava bom tempo. O ambiente é super calmo, excelente para estudar ou para conviver e para passar o maior tempo possível com os gatos.
Fomos logo atendidas e a senhora que veio ter connosco foi muito simpática e aconselhou-nos a pedir o menu do dia, que por 8,5€ já inclui entrada, sopa, prato principal e bebida e por 7,5€ inclui entrada, prato principal e bebida. Explicou-nos que o prato varia conforme os dias e naquele dia era seitan com cogumelos e arroz basmati. As minhas amigas pediram todas os menus mas como eu queria muito provar as tostas, pedi a Ragdoll (com queijo, cogumelos e pimento, 5€).
A comida chegou em pouco tempo. As minhas amigas adoraram o que pediram (eu provei o seitan e sabia a bifanas, a comida vegan conquistou-me, é mesmo boa!). Eu fiquei um pouco desiludida com a tosta porque achei que estava mal recheada; numa próxima vez, vou pedir um menu também, que além de bom era super completo.
O café estava praticamente vazio e estávamos tão à vontade que passamos lá a tarde toda, a brincar com os gatos (tão fofos e meiguinhos!), e decidimos ficar para lanchar. Pedimos bolo de cenoura com chocolate (2,5€) e um brownie (1,8€).
O bolo de cenoura estava húmido, era docinho e maravilhoso. O brownie sabia exatamente ao mesmo que os brownies normais, estava uma delícia também.
No geral, adoramos visitar este café. O conceito é diferente, inovador, criativo e os gatinhos são adoráveis, além de que é possível adotá-los e comprar coisinhas que ajudem a associação de onde eles provém. O pessoal é simpático, o ambiente é muito tranquilo e a comida é boa. É ótimo para quem for vegan e para quem não for também, é uma excelente oportunidade de provarem comida vegan boa por um preço acessível. Vale mesmo a pena visitar!

o lindo mural na parede






pormenores com gatinhos em todo o lado

um livro muito engraçado que tinha na sala dos gatos

o café colabora com a associação Vida de Gato







alguns membros do staff felino

´
a sopa

a entrada, húmus e pão

o prato, seitan com cogumelos, arroz basmati e salada


a minha tosta, estava gostosa mas podia ter mais recheio

os bolinhos, eram uma delícia!

Comentários

  1. Fiquei curiosa com o espaço! Também optava pela tua escolha de cogumelos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gosto de cogumelos mas fiquei desiludida com a tosta, acho que o prato do dia é mais bem servido!

      Eliminar
  2. Não conhecia, nem o conceito mas acho super engraçado! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho mesmo fofo e original, adoro gatos xD beijinhos :)

      Eliminar
  3. Já tinha ouvido falar do sítio e adoro o conceito, ainda por cima sou uma fã de gatinhos. Eu tenho a certeza que ia gostar de passar algum tempo aí :)
    Gostei das fotos, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um sítio super tranquilo, é mesmo fixe para passar lá algum tempo! beijinhos :)

      Eliminar
  4. É um máximo! Estive lá no verão e adorei! É de uma doçura sem igual!

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar do conceito e adoro embora ainda não tenha visitado nenhum estabelecimento destes, sei que vai ser difícil resistir a tanto gatinho!

    Com amor,
    ❤️ Hellen Henriques.
    https://hellenhenriques.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário