Presépio de S. Luís

Se são do Norte, particularmente da zona de Paredes e Penafiel, provavelmente já ouviram falar do presépio de S. Luís, em Beire.
Este é um presépio que começou a ser construído por Domingos Moreira Teles, que fabricou muitas das figuras expostas. Após a morte do senhor, a família continuou o seu legado e abre portas todos os anos para que quem quiser visitar o presépio o possa fazer. Além disso, tem continuado a expandi-lo.
O presépio é verdadeiramente impressionante. Fica num local recatado de Beire mas é fácil lá chegar e está bem sinalizado. Quando chegamos, as portas estavam abertas, convidativas. Dizer que o presépio é grande é pouco. Tem milhares de figuras de todos os tamanhos e feitios, casinhas, luzes, relva, água, figuras que se mexem, comboios, altares, flores, enfim, não falta nada. Não é apenas um simples presépio com as figuras básicas, é todo um pequeno mundo em miniatura, muito colorido e vibrante e que na minha opinião vale a sem dúvida a pena visitar. Além disso, a entrada é gratuita, embora os proprietários aceitem donativos, para ajudar a colmatar os custos da eletricidade. Portanto, mesmo que nem achem muita piada a presépios, vão ver que este é muito mais que isso e é muito giro!




vejam bem tantas cores e detalhes

vejam o pormenor do gatinho, super fofo!


vejam bem o detalhe das figuras, principalmente o interior das casinhas

uma roda gigante que se mexe mesmo



réplicas de lugares reais

um casamento

uma procissão 

o criador do presépio e de muitas das figuras

Comentários

  1. OHHH adoro, este natal fiz uma tour natalícia mas escapam-nos sempre vários lugares. Para o ano quero visitar este presépio.
    Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu adoro visitar este presépio, fica num sítio escondidinho assim mais rural (eu adoro) e é tão bonito! está sempre gente lá, as pessoas são muito simpáticas, é grande e muito colorido e giro! aponta na agenda para o próximo Natal :P

      Eliminar

Enviar um comentário