Trilho das Sete Lagoas

Em Julho fui com uns amigos meus ao Gerês, a Sete Lagoas. As Sete Lagoas são um conjunto de lagoas que ficam no meio do Gerês e são acessíveis de carro mas muita gente opta por percorrer os trilhos para lá chegar, como foi o nosso caso.
Fomos de carro até ao ponto de partida, a aldeia (que apesar de pequenina é muito gira e acolhedora) pois o local é um pouco isolado. Podem encontrar por lá um café que vende gelados e bebidas (e que bem que sabem depois de um dia passado a caminhar!) e gente do mais querida e acolhedora que eu já conheci.
Decidimos ir bem cedo para aproveitar o fresco da manhã e para chegar às lagoas antes que a confusão de gente se instalasse. Optamos por percorrer dois trilhos diferentes, ao ir e ao voltar, e fizemos o mais complicado de manhã, quando tínhamos mais energia. O trilho em si é bastante simples, com estradas largas e bastante seguras. O mais complicado são mesmo as subidas e descidas constantes (embora a certa altura seja sempre a descer) e a falta de sombras (aconselho-vos a levar muita água, protetor solar e chapéu!). A caminhada durou cerca de uma hora a andar bem.
Quando chegamos, descemos um pequeno caminho e ficamos instalados logo na primeira lagoa. Não há areia no local, ficamos mesmo em cima das pedras. Existem várias lagoas ao longo da encosta mas torna-se um pouco perigoso aceder a algumas a pé, pois o caminho é estreito, inclinado e escorregadio.
O local em si é lindo! As lagoas tem águas azuis, límpidas e, ao contrário do que seria de esperar, a água não era nada fria! O ambiente é fantástico, estamos rodeados de natureza e ar puro. Passamos um dia muito agradável lá, cheio de diversão e mergulhos!
No final do dia regressamos por outro trilho, desta vez com caminhos mais estreitos mas praticamente sempre em plano e com muito mais vegetação e sombras e com umas vistas fantásticas ao pôr do sol.
Para os fãs de natureza, mergulhos e caminhadas, recomendo muito este percurso. Não é muito fácil mas também não é muito puxado e o local vale bem a pena o esforço. A aldeia é muito gira e as pessoas são super acolhedoras!



 as lagoas





 os trilhos

Comentários