Ilha de São Miguel #2 - Dia 4

No nosso quarto dia em São Miguel a maioria dos nossos planos saíram furados.
Começamos o dia em Ribeira Grande, a segunda maior cidade de São Miguel. Passeamos no Jardim Municipal, visitamos a famosa casa de licores da Mulher do Capote, provamos alguns licores e trouxemos outros quantos, visitamos a igreja local, fomos ao miradouro do Palheiro e à praia do areal de Santa Bárbara ver a paisagem.
Seguimos viagem para Ribeira Seca (não percam o baloiço, não façam como eu!) e estávamos decididos a visitar a Caldeira Velha e a Lagoa do Fogo. No entanto a Caldeira Velha tinha uma fila descomunal (mais de duas horas de espera; aconselharam-nos a voltar noutro dia e a vir o mais cedo possível para guardar lugar) e a Lagoa do Fogo estava completamente coberta de nevoeiro que não deu tréguas e não levantou por um minuto que fosse. 
Seguimos então em direção às Furnas com intenção de visitar o Parque Terra Nostra mas como já era tarde decidimos visitar antes a Poça da Dona Beija. Fizemos isto porque tínhamos tempo e sabíamos que íamos voltar às furnas mais tarde e poderíamos visitar o parque noutra altura. Se tiverem pouco tempo e quiserem ver o mais possível o ideal será reservar um dia inteiro para ir às furnas, visitar o Parque Terra Nostra e a Poça da Dona Beija, provar o cozido e explorar a região.
A Poça é um dos locais emblemáticos nos Açores por isso normalmente as filas de espera são grandes. Ora, no dia em que fomos começou a chover portanto a fila estava bastante reduzida. Decidimos esperar na mesma, à chuva, porque era uma chuva miudinha e não queríamos perder a oportunidade de visitar o local. A entrada é paga mas valeu completamente a pena, o dinheiro e a espera. As piscinas de água quente, além de lindas, rodeadas de vegetação, souberam maravilhosamente bem depois de um dia caótico e de um banho de chuva. Uma das minhas melhores memórias da viagem é esta, a sensação da chuva fria a cair na minha cara, contrastando com a água quente da piscina e da cascata sobre as minhas costas a massajar-me. Foi uma sensação fantástica e de completa plenitude.
Depois do banho relaxante decidimos ir visitar as fumarolas. Se tiverem oportunidade, provem o milho cozido no local, é barato (1€ cada espiga) e muito bom! Depois de um lanche reforçado decidimos regressar a casa pois a chuva não deu tréguas, à boa maneira dos Açores :P

casa de licores Mulher do Capote

Jardim Municipal de Ribeira Grande



miradouro do Palheiro





as fumarolas

milho cozido 

Comentários