Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

A Galeria da Biodiversidade fica localizada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre, 1191). Foi inaugurada em Julho de 2017 e integra o Museu de História Natural e da Ciência da UP.
A Galeria contém um conjunto de atividades interativas, que misturam a história com a ciência e a arte e permitem aprender de forma divertida, sendo ideal para para miúdos e graúdos.
Visitei-a na sexta feira da primeira semana em que abriu, em Julho, pois a entrada era grátis nas duas primeiras semanas após a abertura. Fui juntamente com a minha melhor amiga, que é estudante de Biologia da UP e já lá tinha ido nessa mesma semana, o que tornou a visita muito mais interessante, visto que ela me ensinou a mexer em muitas das coisas expostas e me explicou muitos aspetos fundamentais da Biologia que me permitiram perceber melhor as atividades que realizamos e a exposição no geral.
Achei a visita super interessante, pois quase todas as peças expostas, além da sua estética cuidada e bastante diferente e interessante, são interativas, e incentivam-nos a ver com olhos de ver, tocar, escutar, e mesmo cheirar, ou seja, permite-nos de facto aprender imensas coisas interessantes sobre a Biologia e a evolução das espécies e compreender a forma perfeita como a natureza atua, como cada ser vivo tem as suas características por uma razão específica, como cada pequeno pormenor na natureza, que nós muitas vezes ignoramos, tem uma função e uma história por detrás, tudo isto de uma forma divertida e muito original.
Os bilhetes custam 5€, mas a entrada é grátis no segundo domingo de cada mês. Atualmente poderão também ver a exposição Photo Ark, da National Geographic, juntamente com a Galeria.
Aconselho vivamente a visitarem este espaço, se tiverem oportunidade, pois com certeza não se vão arrepender. É um sítio verdadeiramente giro e muito interessante!
Deixo-vos aqui algumas fotos das coisas que gostei mais:

ovos

algumas das várias espécies de caracóis


farmacologia

as várias espécies de cães e o seu antecedente comum




vários animais muito realistas expostos, retratando rituais de acasalamento, proteções naturais contra predadores, e muitas outras coisas

a minha parte favorita da exposição

Charles Darwin, criador da Teoria da Evolução das Espécies

as várias espécies de milho e a sua evolução ao longo dos anos

o maior e o menor vertebrado, em comparação.

Comentários

  1. Parece-me ser um museu muito interessante. Tenho que o visitar, ainda por cima é no Porto, tão pertinho de mim :). Adoro quando os museus são interativos, torna a visita mais dinâmica e divertida :).
    Muito, muito obrigada pelo comentário que deixaste no meu blog <3. Fez o meu dia :). Não sabia que ainda tinha leitores do Sapo a seguir-me. Significa muito para mim, nem imaginas!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tens que agradecer, eu sempre adorei o teu trabalho e fico contente por seres uma das poucas bloggers que não desistiu da blogosfera!
      beijinhos :)

      Eliminar
  2. Não conhecia esse museu mas parece ser muito interessante! Tenho que ir lá!
    Beijinhos

    Joie d Vivre | Instagram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário