Pastelaria Briosa

Cá em casa somos todos fãs de pastéis de Tentúgal. Para quem nunca ouviu falar, os pastéis de Tentúgal são um doce confecionado com massa folhada fina recheada de doce de ovos bem espesso e cremoso, uma delícia!
Sempre que vimos de férias e passamos em Tentúgal, sua vila natal, costumamos comprar estas maravilhas. No entanto, quando tal não é possível, damos sempre um saltinho a Coimbra, à pastelaria Briosa (Largo da Portagem), pois os que vendem lá são igualmente deliciosos! Além destes pastéis, nesta pastelaria podem também encontrar toda a espécie de doces, desde aqueles bolos mais normais (pastéis de nata, croissants, bolos com creme) até aos doces conventuais, tais como ovos moles, barrigas de freira, castanhas de ovos e, os meus favoritos, os doces do Lorvão, mais especificamente, as nevadas.
Story time! Há alguns anos atrás visitei o Lorvão com a minha família e ficamos um pouco desiludidos quando nos deparamos com pouco mais do que um hospício e um pequeno café. No entanto, aproveitamos para provar os chamados doces do Lorvão, e aí começou a minha história de amor com as nevadas. Nunca mais consegui convencer os meus pais a visitar o Lorvão para comprar os deliciosos pastéis, por isso fiquei muito contente quando descobri que existem à venda na pastelaria Briosa! As nevadas são feitas de massa tipo pão de ló, bem fofa, com um recheio húmido e cremoso, e cobertas de açúcar e são deliciosas.
Gosto muito da pastelaria Briosa porque fica bem localizada, numa zona movimentada da cidade de Coimbra, com várias lojinhas, e existe sempre uma enorme variedade de opções. Lá podem encontrar todo o tipo de doces conventuais, o que é excelente para os fãs destes doces, como eu. Os preços são um pouco elevados; quando passamos lá na vinda do Alentejo pagamos 5€ por quatro bolos (dois pastéis de Tentúgal, uma nevada e uma nata)! No entanto, é apenas uma vez, para provar, visto que não é todos os dias que se come esse tipo de coisas. Recomendo sem dúvida uma passagem por este local para provar as maravilhosas nevadas!






muito por onde escolher, incluindo chocolates e salgados


a montra, o famoso bolo inglês e os pastéis de Tentúgal


a nevada!


(meio) pastel de Tentúgal

Comentários

  1. Vou muitas vezes ... quando me apetece um doce!
    Mas os suspiros são espetaculares!bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não sou fã de suspiros, prefiro os bolos com doce de ovos :P

      Eliminar
  2. Os pastéis de Tentúgal são dos doces preferidos do meu pai. :)

    Pena ser longe!

    Beijinhos ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem bom gosto xD pois é, mas se fosse perto a carteira e a balança não iam gostar xD

      Eliminar

Enviar um comentário