Museu Militar do Porto

Hoje aproveitei a manhã de Domingo para visitar o Museu Militar do Porto (Rua do Heroísmo, nº329) com os meus pais. Não sou propriamente fã de armas e coisas relacionados com o exército, mas o meu pai gosta e o museu é gratuito aos domingos de manhã, entre as 10 e 12h30, pelo que decidimos visitar o local, pois ambos gostamos de conhecer museus.
Quando lá chegamos fomos recebidos por uma simpática funcionária que questionou se preferíamos visitar o museu sozinhos ou com guia, mas optámos por visitar sozinhos porque tínhamos alguma pressa, embora com guia deva ser muito mais informativo. A senhora informou-nos também que naquele museu é possível encontrar uma coleção de cerca de 16.000 soldados em miniatura (sim, 16.000!) bem como a espada que pertenceu a D. Afonso Henriques! 
Eu estava à espera de encontrar um museu austero, frio, mas foi exatamente o contrário! No primeiro andar pudemos apreciar os milhares de soldadinhos de chumbo que retratam a evolução dos exércitos (não só do português mas também de vários sítios do mundo) desde a pré-história até à atualidade. As miniaturas são mesmo engraçadas, retratam as mais diversas cenas e incluem não só soldados mas também pequenos objetos decorativos da paisagem e tem tudo muito bem explicado em papéis afixados. É também neste andar que é possível encontrar a espada que pertenceu a D. Afonso Henriques, verdadeiramente impressionante!
No andar de baixo encontram-se alguns objetos relativamente ao exército português e à sua evolução, como roupas, pistolas, metralhadoras, canhões, entre outras coisas.
Cá fora existe ainda um grande pavilhão que retrata o exército durante as Guerras Mundiais mas não só. Estão expostos vários tanques, objetos históricos usados nos tempos das guerras antigas (desde armas e máscaras de gás até objetos mais corriqueiros, como talheres, marmitas, roupas), armas (nas quais é possível mexer) e até mesmo um pequeno avião e uma réplica de trincheira. 
É um museu grande, com muito para visitar e muito diversificado, pelo que quem não quiser ver apenas armas, vai gostar deste local, é muito informativo. Adorei a visita, é dos locais mais interessantes que já visitei e super recomendo, ainda por cima é gratuito aos domingos!  

no pavilhão exterior

uma trincheira

a máscara de gás acabada de sair de um filme de terror

ponto de mira

tanques expostos no exterior

armas

a espada do primeiro rei de Portugal



alguns dos milhares de soldadinhos

o andar superior

Comentários

  1. Eu adoro museus e já pensei em lá ir, mas nunca tive essa oportunidade, espero ir lá este verão.

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    https://moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também gosto muito de museus e adorei visitar este! fazes bem em ir lá :) beijinhos :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. é uma visita interessante, possivelmente agora já estará diferente :P

      Eliminar
  3. Achei uma visita interessante e fiquei curiosa por conhecer... talvez vá lá este ano...

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gostei muito, não era nada do que estava à espera mas surpreendeu-me pela positiva :)

      Eliminar
  4. Pretendo ir ao Porto no próximo ano, por isso esses posts sempre são muito úteis. Já marquei na lista. Quero ver o máximo que conseguir. Beijinhos

    Dezoito

    ResponderEliminar
  5. A grande novidade desta semana é que o Reino já tem instagram oficial :D adiciona-me e já agora, se puderes partilhar, agradecia!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  6. Já visitei o museu, e definitivamente não é frio, nada!

    ResponderEliminar
  7. Não sei se sabias (assim como a maior parte das pessoas), mas esse edifício chegou a pertencer à polícia política no Estado Novo, a PIDE/DGS. Servia como prisão política e como local de interrogatórios (e portanto as violências que a PIDE cometia: «estátua», «tortura do sono», espancamentos...).
    De vez em quando pode-se visitar essa parte do edifício, que nada tem a ver com essa parte normalmente visitável.
    Sei isto porque estou a fazer a tese que é justamente sobre prisões políticas :).

    Tirando isso, a parte dos "soldadinhos de chumbo" é deliciosa. E para ver tudo pormenorizadamente demora-se horas. Mas é realmente um museu fantástico.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau, não fazia ideia! realmente agora depois de saber isso muda um bocado a minha perspetiva sobre o local! obrigada pela informação, gostei de saber e vou dizer ao meu pai, aposto que ele não faz ideia xD
      é verdade, eram precisas horas para apreciar bem os soldadinhos, eu adorei!! beijinhos :)

      Eliminar
    2. Estamos aqui para isso, para partilhar hehe :).
      Havia uma senhora que dizia que costumava passar para o outro lado da rua porque ainda se lembrava de gritos que ouvia...
      Também se não estivesse a trabalhar sobre isto não saberia.
      O meu namorado filmou tudo, pormenorizadamente. Imagina... Foi uma tarde haha
      Beijinho*

      Eliminar
    3. meu Deus, imagino o que seria passar lá e ouvir aqueles gritos, saber o terror que lá dentro se passava... eheheh é sempre bom conhecer mais um bocadinho sobre certos sítios históricos, principalmente os da nossa cidade :) beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário