Florença

Depois de Pádua seguimos para Florença, onde ficamos alojados durante duas noites no FH Grand Hotel Mediterraneo. Este foi o meu hotel favorito. Alguns dos nossos companheiros do grupo queixaram-se dos quartos mas nós não tivemos razão de queixa. Ficamos num quarto triplo bastante grande, com vista para o rio, super confortável. O hotel era moderno e bonito e a comida era maravilhosa. Foi o único local onde as refeições eram estilo buffet e era tudo delicioso (não deixem de provar a maravilhosa sopa típica e os bolinhos de massa folhada e creme cujo nome não me recordo - yum!). O hotel estava muito bem localizado, cerca de quinze minutos a pé do centro de Florença e mesmo em frente do rio Arno e de um incrível jardim.
À noite, o jardim enchia-se de vida. Haviam pessoas a passear, aproveitando a brisa fresca do rio e apreciando a linda vista da Ponte Vecchio, ao longe, a comer gelattos ou simplesmente a beber um copo nos vários cafés e bares dispersos pelo jardim. Foi um dos locais que mais gostei em Florença, tinha um ambiente simplesmente incrível.
Como chegamos a Florença à hora de jantar, nesse dia apenas demos um pequeno passeio junto ao rio.
No dia seguinte, de manhã, fomos até Pisa e depois almoçamos num restaurante tradicional em Florença (Casa Toscana) onde provamos a famosa bistecca alla Fiorentina, que estava ótima! De tarde, partimos à descoberta de Florença, a pé.
Visitamos a Basílica de Santa Cruz, onde estão os túmulos de várias personagens famosas italianas, como Galileu Galileu ou Michelangelo Buonarroti. É uma linda e enorme basílica, com um jardim no interior.
Em seguida, caminhamos pelas ruas de Florença. Vimos o bairro e a casa onde nasceu Michelangelo, a casa de Dante Alegieri e um curioso relevo no chão onde é possível ver o rosto de Dante, mas apenas quando o chão se encontra molhado (peçam à senhora que lá está com um copo na mão, ela molha o chão em troca de umas moedas)! Vimos a imponente Duomo de Florença (cuja entrada é gratuita), caminhamos por ruas cheias de lojas de luxo, estivemos na Piazza della Signoria a observar a réplica da estátua de David, a estátua de Neptuno, a estátua do rapto das ninfas, entre outras, visitamos o mercado da palha e esfregamos o focinho da famosa estátua do porcellino (reza a lenda que quem o fizer voltará a Florença!). Tudo isto sempre acompanhado da guia, que ia explicando tudo muito bem e muito completo.
No final da visita, tivemos tempo livre. Comemos um gelatto (exageradamente caro - 5€) na Piazza della Signoria, vimos a loja da Disney, fizemos algumas compras, visitamos igrejas, passeamos ao longo da ponte Vecchio, famosa pelas suas ourivesarias, e fizemos o caminho de volta ao hotel, acompanhando o percurso do rio e tendo como fundo a linda ponte Vecchio.
Florença foi uma das minhas cidades favoritas em Itália. Não só é uma cidade cheia de história, berço de várias personalidades famosas, mas também é uma cidade com um ambiente incrível. É grande, tem imensos locais lindos para visitar e imenso movimento mas não se torna sufocante. Tem vários espaços amplos e o rio transmite-lhe uma certa aura de paz e tranquilidade. De certa forma, lembrou-me o Porto. É um local incrível e um que eu escolheria para viver!

a vista da ponte Vecchio

a ponte Vecchio

uma homenagem a Dante, no interior da basílica de Santa Cruz

no interior da basílica de Santa Cruz

a casa de Michelangelo

a casa de Dante


Il Duomo di Firenze


Piazza della Signoria

a famosa estátua do Porcellino

arte nas ruas de Florença

a vista do jardim (a foto está uma porcaria mas este local era lindo!)

Comentários

Enviar um comentário