Piódão

Olá! Finalmente consegui convencer os meus pais a ir até a aldeia Piódão, que é talvez a aldeia de xisto mais famosa de Portugal. Esta aldeia, também chamada de aldeia presépio, foi eleita recentemente uma das sete maravilhas de Portugal (em termos de aldeias).
Há imenso tempo que lá queria ir e fiquei mesmo feliz quando finalmente nos pusemos a caminho! Do Porto até Piodão são cerca de 200km e a maior parte do caminho faz-se muito bem. No entanto, nos últimos 30/40km, as estradas são péssimas, cheias de curvas e lombas e bastante estreitas, pois a aldeia situa-se num vale fundo no meio das serras. Quem fica maldisposto a andar de carro, aconselho-vos a tomar um comprimido contra os enjoos, senão o mais certo é deixarem a vossa última refeição algures no caminho até lá.
Quando finalmente chegamos, estacionamos o carro bem perto do centro, existem lá vários locais de estacionamento. No centro fica a igreja, o parque de merendas, o museu, alguns restaurantes, cafés, lojinhas e bancas a vender produtos regionais, desde fruta a bolos, vinho, doces, mel e, claro, muitos objetos decorativos em xisto, o ponto forte da região.
Partimos então à descoberta de Piódão, através dos vários trilhos que existem. Andamos pelas ruelas e passamos no meio das casinhas, apreciamos as construções todas em xisto (desde o chão, as casas, os telhados, as janelas, as escadas, as chaminés, tudo!) com as bonitas portas e janelas azuis, caminhamos no meio da natureza e tiramos imensas fotos.
A visita à aldeia faz-se rápido, pois é um sítio pequenino. Em duas horas, percorremos a aldeia quase toda. Apesar de haverem muitas escadas e muitas subidas, os caminhos fazem-se bem e há muitas sombras (a luz para tirar fotos é incrível). É um sítio muito calmo, apesar de haver bastante gente a visitar a aldeia, durante o passeio deparamo-nos com poucas pessoas. Os habitantes são simpáticos e cumprimentam os visitantes.
Não comemos na aldeia, mas os cafés tinham preços bem razoáveis e várias opções que pareciam boas (massa, pizza, carneiro, chanfana, entre outros).
Existem vários trilhos até outras localidades próximas, como Foz D'Égua, um lugar encantador com um pequeno rio, um moinho e uma ponte suspensa, muito pitoresco. Como a minha mãe não gosta de caminhar, nós fomos até lá de carro, estacionamos perto e depois descemos as escadas (muito íngremes) de acesso até lá. Não nadamos porque não levamos fato de banho, mas a água estava mesmo convidativa!
Foi um passeio muito bonito, apesar dos acessos terríveis. Piódão é uma aldeia linda, muito pitoresca, cheia de locais para tirar fotos incríveis e rodeada de natureza, super tranquila. Recomendo muito a visita!


a aldeia vista de um lugar alto








algumas fotos na aldeia




portas e janelas azuis

a aldeia vista de um local alto

do outro lado da aldeia



alguns detalhes

lojinha

a igreja



em Foz D'Égua

Comentários

  1. Essa região é fantástica !!!
    Belos olhares ... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. visitei pela primeira vez e concordo plenamente! beijinhos :)

      Eliminar
  2. Nunca fui, mas as casas são tão giras!! O nosso Portugal é lindo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário