Ilha Terceira

Os nossos últimos dias foram passados na ilha Terceira, a ilha lilás.
Ficamos hospedados no Terceira Mar Hotel, um hotel localizado numa baía, com um jardim gigante e onde todos os quartos tem vista de mar. Foi o nosso favorito, de longe. Os quartos eram grandes, as camas confortáveis, a comida era boa e havia muita variedade. A vista era de faltar a respiração, via-se o jardim enorme do hotel, as piscinas também elas gigantes e o mar mesmo atrás.
As piscinas eram grandes e havia imenso espaço por onde passear. O mar ficava mesmo atrás e tinha até um pequeno passeio para caminhadas junto ao paredão e ao mar.
A vista da sala de jantar e pequeno almoço era igualmente incrível e quem quisesse podia trazer a comida e comer cá fora, pois havia várias varandas com sofás e mesas. Eram locais ideais para ficar sentado a apreciar a vista, ouvir o mar e sentir a brisa nas noites quentes, muito bonito e agradável. O som do mar, a luz da lua e as conversas com os nossos colegas de grupo antes de ir para a cama são das melhores recordações que levo das férias.


 a vista do nosso quarto (de tarde e ao pôr do sol) 


 a piscina

 a vista da sala de jantar


 a vista da varanda onde era possível tomar o pequeno almoço, de alguns quartos e da sala de jantar

vista noturna (a foto está uma porcaria, não faz jus ao local)

Começamos a nossa visita à ilha com um passeio pedestre. Visitamos a câmara municipal e o salão nobre e ficamos a conhecer um pouco sobre a história da ilha. Passamos junto da estátua de Vasco da Gama e da Igreja da Conceição, visitamos a Sé e passeamos nas várias ruelas da cidade de Angra, com as suas casinhas coloridas, que são consideradas património da Humanidade. A cidade é bastante grande, com muitas lojinhas, cafés e pessoas.





na câmara municipal de Angra do Heroísmo 

 estátua de Vasco da Gama

 igreja da Conceição

um dos quadros da Via Sacra, na sé. Cada quadro foi pintado por um artista diferente, com um estilo diferente, e o resultado final ficou muito giro




Depois do almoço, visitamos o Palácio dos Capitães Generais, onde fomos recebidos pelo senhor A., que nos fez uma visita espetacular e super completa do local. Segundo a guia, o senhor faz praticamente parte da mobília e o próprio contou que até já viveu no palácio durante uns tempos, por isso ninguém melhor que ele para falar sobre a história e as curiosidades do local. Falou-nos também da sua ilha e das conquistas atingidas pelo seu povo com tanta paixão que foi impossível não sair de lá satisfeito. Gostei imenso de visitar o local e provavelmente foi a visita onde aprendi mais!


Depois do palácio, seguimos para o Jardim Duque da Terceira e subimos até ao topo, onde a vista é incrível.

 o jardim



a vista no topo do jardim

No nosso penúltimo dia de viagem e último dia completo na ilha Terceira começamos o dia com uma visita ao monte Brasil, de onde se avista toda a cidade de Angra e por onde podem encontrar veados selvagens! Nós vimos imensos e foi muito giro!

 vista do topo do monte Brasil

 veados!

Seguimos em direção à praia da Vitória, para ver as vistas do miradouro, observando pelo caminho a paisagem característica (manta de retalhos, com pedaços de verde de todas as cores) e os vários impérios por que passavamos (capelinhas coloridas dedicadas ao culto do Espírito Santo).


um império muito bonito


paisagem no miradouro da praia da Vitória e uma igreja que visitamos por lá

De tarde, já depois do almoço, visitamos o Algar do Carvão, um dos dois únicos vulcões que se podem visitar no mundo. Entramos 100 metros dentro do vulcão, até à câmara magmática e, apesar da chuva e pingos por todo o lado, é uma sensação surreal estar lá dentro, saber que aquelas paredes outrora se encontraram preenchidas de lava.


 a vista de dentro para a chaminé

 marcas da lava

a câmara magmática

 no exterior

Seguimos depois para as furnas do enxofre onde fizemos uma caminhada por entre a vegetação, observando as furnas. É um passeio bonito (apesar do cheiro a enxofre) porque é feito no meio da natureza.



Paramos também na freguesia dos Biscoitos. É uma zona muito gira e particularmente interessante se quiserem tomar banho nas piscinas naturais, aconselho a levar roupa de banho! Tem um café e lojinhas e é um local com bastante movimento.


Finalmente, ao fim da tarde, paramos na freguesia de S. Mateus para assistir a uma das famosas touradas à corda, que me garantiram não ser cruel. Realmente não é tão má como as tradicionais pois ninguém magoa o touro, limitam-se a correr à frente dele e a fugir. Foi uma experiência gira porque as pessoas da ilha fizeram uma autêntica romaria à volta da tourada, com comida, bebida e música, e toda a gente "brincava" com o touro, até crianças pequenas!


No nosso último dia, antes de regressarmos a casa, ainda tivemos tempo de passear um pouco pela cidade e visitar o miradouro da Serra do Cume, de onde se tem uma vista incrível da paisagem "manta de retalhos". É verdadeiramente impressionante!


Gostei imenso de visitar a ilha Terceira. Achei que Angra do Heroísmo é uma cidade animada, com bastante movimento e coisas para ver e passar o tempo. Os angrenses foram todos muito simpáticos e acolhedores (como, aliás, praticamente todos os açorianos). A ilha em si apresenta a beleza natural de todas as outras ilhas mas distingue-se pela paisagem característica e pela maravilha geológica que é o Algar do Carvão. Vale muito a pena visitar, a comida é boa, a gente também e a ilha é linda!

Comentários

Enviar um comentário