Comida Açoriana

Olá! Hoje venho falar-vos um pouco sobre aquilo que comi e provei enquanto estive nos Açores, o que gostei e recomendo e o que não voltava a provar.

Tomávamos sempre o pequeno almoço no hotel e eram os típicos pequenos almoços buffet deste tipo de sítios, com pão, bolos, sumos, café, leite, chá, cereais, fruta, iogurtes, bacon, ovos e salsichas, etc. O queijo e o leite açorianos são dos produtos mais famosos das ilhas, aproveitamos para experimentar vários tipos. Nalguns hóteis havia mais ou menos variedade de opções, nada de muito significativo. Na ilha Terceira havia docinhos típicos ao pequeno almoço, uma ideia ótima para quem gosta de provar (como eu!).


 os pequenos almoços no S. Miguel Park Hotel; havia nutella e umas madalenas muito boas e frutos secos à descrição!


 os pequenos almoços no Hotel do Canal; havia iogurtes gregos (que eu adoro) e uns bolinhos tipo palmier que também gostei


os pequenos almoços no Terceira Mar Hotel; havia mini donuts, bolinhos tradicionais (D. Amélia) e vários tipos de cereais; também havia várias opções para quem gosta de começar o dia com uma refeição mais pesada (cogumelos, almôndegas, bacon, salsichas etc)

À semelhança dos pequenos almoços, também os jantares foram sempre nos hóteis e do tipo buffet. Confesso que, na última vez que ficamos em S. Miguel, adorei a comida do hotel. O peixe era ótimo e comia todos os dias, havia imensas entradas (incluindo salgadinhos, que eu adoro) e também sobremesas. Desta vez a comida não era tão boa e havia muito menos opções, tanto nas entradas como nas sobremesas. Como os hóteis em que ficamos pertenciam todos ao mesmo grupo, a comida era praticamente igual em todos. O Terceira Mar Hotel destacou-se em tudo e até a comida era melhor do que nos outros. O que menos gostei foi o de S. Miguel.


o primeiro jantar no S. Miguel Park Hotel: massa, patés, cogumelos, batatas, legumes e tostas; a maioria dos patés eram muito bons e os legumes e as batatas também!


o segundo jantar em S. Miguel - paté, fiambre com maçã, ovo, bolo levedo, atum, feijoada e batatas; aquela coisa cor de laranja (que até hoje não sei o que era) era horrível!



o último jantar em S. Miguel: lentilhas (que estavam maravilhosas!), a lasanha (estava um desconsolo, nem molho tinha!), cogumelos, ovo, paté, grão de bico, legumes, uma coisa cor de rosa não identificada e não muito boa e um croissant de maçã e canela; aquele pudim de maracujá da sobremesa estava de chorar por mais

o primeiro jantar no Hotel do Canal, no Faial: feijão frade, arroz com feijão, arroz à valenciana e tostas; estava tudo bom mas neste hotel os pratos frios como as saladas e o feijão eram os meus favoritos (mas eu sou suspeita porque adoro feijão)

o segundo jantar no Faial: lasanha de legumes (também estava um bocado desconsolada mas era bem melhor que a outra), arroz com feijão, feijão frade e legumes

o primeiro jantar no Terceira Mar Hotel; só a vista valia a pena mas a comida também estava muito boa: esparguete à bolonhesa e um prato vegetariano com legumes (achei que as opções vegetarianas em todos os hóteis eram ótimas por isso acabei por optar mais por essa comida em vez da tradicional)


o último jantar: folhados de legumes, mexilhões (uma delícia!), calamares, grão de bico, legumes e chilli (que estava ótimoooo)

Quanto aos almoços, fomos experimentando vários restaurantes.


 
o almoço no segundo dia: provamos o famoso cozido das furnas, cozinhado debaixo da terra e composto por couve, entremeada, morcela, chouriço, batata doce e batata normal, cenoura, inhame, repolho, frango, entrecosto e carne de vaca. não sou apreciadora de cozido por isso não adorei, nota-se um certo sabor a enxofre; no entanto, gostei mais do que da outra vez e o ananás da sobremesa era muito bom


o almoço no terceiro dia e último em S. Miguel, no restaurante Alcides: bife à Alcides; pedi bem passado e era tenro, estava muito bem temperado e vinha acompanhado de batatas fritas, gostei muito! também neste restaurante provei paté feito com torresmos, uma autêntica bomba calórica mas de que gostei



no quarto dia, quando chegamos ao Faial, almoçamos no hotel; comemos uma salada ótima (que praticamente já enchia), strogonoff com batatas fritas e tarte de snickers à sobremesa, yum! foi a refeição que mais gostei




no quinto dia, no Pico, comemos no restaurante Lavrador e a refeição era bufett; comi lasanha (que também estava um bocado desconsolada, acho que são os açorianos que não sabem fazer lasanha ahah) e arroz doce à sobremesa e gostei muito! o restaurante até tinha um pequeno museu ao lado para quem quisesse visitar, com peças antigas, muito interessante!



no sexto dia, em Angra do Heroísmo, comemos na esplanada do restaurante Beira Mar, que tem uma vista espetacular sobre o mar. a entrada era sopa com marisco e toda a gente adorou a forma original como foi servida, numa taça de pão; estava muito picante mas era boa! o peixe também estava saboroso



no sétimo dia almoçamos no restaurante Os Moinhos, um restaurante tradicional muito giro. provamos alcatra de carne e de feijão (confesso que nunca tinha ouvido falar mas é muito boa!) acompanha de batata doce frita. a sobremesa era bolo D. Amélia; eu provei vários e não gostei de nenhum porque não gosto do sabor forte a passas, no entanto, este foi o que gostei mais entre todos.

 Finalmente, fomos provando algumas iguarias típicas em cada local. Cá ficam algumas fotos.

 bolo levedo, uma espécie de pão doce e muito bom; na última vez que estivemos nos Açores compramos um saco no mercado de S. Miguel e adoramos; desta vez comemos no hotel e não gostei tanto, achei que tinha um forte sabor a bagaço 

 milho cozido nas fumarolas, custa 1€ cada espiga e é um snack docinho e saudável, muito bom!

 
 
a minha perdição, as queijadas de Vila Franca do Campo... são maravilhosas, a textura é incrível e o sabor também; compramos uma caixa para trazer (aguentam até 14 dias) e se pudesse tinha trazido mais!


massa sovada (assim nomeada devido à sova que leva durante a confeção), na ilha do Faial; é um bolo seco, ligeiramente doce, tipo fogaça. soube-me bem porque estava cheia de fome mas não achei 
nada de especial
 
lanches doces na Ilha do Pico

docinhos típicos na ilha terceira, uma queijada D. Amélia (não gosto, sabe muito a passas) e uma queijada da Graciosa (muito boa e em forma de estrelinha!)

Comentários

  1. achei bem interessante no pequeno almoço colocarem doces tipicos da região , acho que muitos hoteis deveriam fazer isso :) fica bem lindo !
    Adorei o post linda , beijinhos grandes ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também acho, é uma forma económica de provar as comidas da região sem pagar demasiado! :)

      Eliminar
  2. É um desejo muito grande meu de ir aos Açores, pelo menos já sei que a comida é um must !!

    with love,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário