Sexta Feira 13 em Montalegre

Olá! Há muito tempo que andava curiosa para visitar Montalegre numa sexta-feira 13. Para quem não sabe, em Montalegre celebra-se a famosa Noite das Bruxas todas as sextas-feiras 13, uma noite recheada de monstros, terror, sustos e muita animação. Pessoas de todo o país visitam esta pequena vila do Norte de Portugal para assistir aos espetáculos temáticos, ver as paradas e cortejos de bruxas, os trajes e provar a famosa queimada.
Em Dezembro finalmente consegui convencer os meus pais a ir lá. Reservamos um programa com uma agência de viagens (85€ para cada) para não termos que nos preocupar com transportes, estacionamento, hotéis e restaurantes e no dia 13 lá fomos nós. Partimos às 15h e ainda tivemos tempo de fazer uma pequena paragem em Braga para ver as luzes de Natal.
Seguimos viagem e voltamos a parar para jantar, no Restaurante Sol e Chuva. O programa dizia que as entradas e sobremesas eram estilo buffet, o que não se verificou. Ficamos aborrecidos mas de qualquer forma comemos muito bem, comemos posta e bebemos o aguardente mais forte de sempre (até a alma me queimou). Depois do jantar partimos em direção a Montalegre, onde chegamos por volta das 22h. O programa prometia cortejos, desfiles e uma queimada e as minhas expectativas estavam ao rubro.
Fiquei extremamente desiludida porque acabamos por ver pouco ou nada. Não vimos nenhum desfile nem cortejo tirando alguns bonecos e fogueiras a decorar as ruas (que davam um aspeto muito engraçado à vila, isso é verdade!) e algumas pessoas disfarçadas. O espetáculo foi giro, com muita música e luzes que criaram um ambiente pesado que funcionou muito bem e abordaram uma questão muito pertinente, o fim do mundo devido às alterações climáticas, mas mal percebíamos o que estava a acontecer porque ficamos um pouco longe (estava um frio de rachar pelo que nos abrigamos junto do castelo). O Padre Fontes (o principal impulsionador desta tradição em Montalegre) fez o seu habitual discurso e o responso da queimada  mas, mais uma vez, mal conseguimos perceber o que se estava a passar. Eu só percebi que não iam pegar fogo a nada quando o Padre se foi embora do palco! 
Depois disto houve um espetáculo de fogo de artifício muito giro que, por cima do castelo iluminado de vermelho, com música de fundo, resultou num efeito espetacular.
Seguimos viagem para Chaves logo a seguir, com muita pena minha, nem tempo tivemos de provar a famosa queimada!!
Por um lado gostei de visitar Montalegre, porque era um desejo que tinha há imenso tempo, mas por outro não foi nada do que estava à espera. Eu ia numa de "turistar" e esperava encontrar mais animação pelas ruas, como desfiles, cortejos e afins e a verdade é que havia bastante animação mas mais dirigida a quem procura sair a noite, dançar, beber. Havia imensos bares, muitos DJs, música e pessoal a conviver. Apesar de ter gostado da experiência acho que a Noite das Bruxas em Montalegre deve ser muito mais fixe para quem for com amigos, à procura de uma noite de diversão. É uma ocasião para festejar e não propriamente para "turistar", pelo menos a partir de uma certa hora. Assim sendo, fiquei com imensa vontade de regressar, desta vez com os meus amigos, e de aproveitar melhor a noite (o facto de termos estado lá só duas horas não ajudou nada!).







Comentários

  1. As festividades da sexta-feira 13 em Montalegre foram canceladas por causa do Covid-19.

    https://www.rtp.pt/noticias/cultura/camara-de-montalegre-cancelou-a-celebracao-da-sexta-feira-13-de-marco_n1210046

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vi a notícia, é uma pena mas sem dúvida que foi a decisão mais acertada, mais sextas feiras 13 virão :)

      Eliminar
  2. Já lá fui e adorei... é uma festa muito divertida!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário