Olá! Adoro doces conventuais e sou fã de quase todos os doces que envolvam doce de ovos. Há já algum tempo que andava desejosa de provar os doces de Amarante que, além do famoso doce fálico, incluem também várias variedades de doces conventuais.
Assim, quando estive lá no ano passado aproveitei para comprar alguns. Compramos brisas do Tâmega (pequenos barquinhos com recheio de doce de ovos e cobertos com calda de açúcar), São Gonçalos (pequenos bolinhos de doce de ovos com textura tipo pudim, cobertos de açúcar), papos de anjo (folhas de hóstia recheadas de creme de ovo) e foguetes (rolinhos de creme de ovos cobertos de açúcar).
Os bolinhos custam à volta de 1€ cada, ao todo pagamos cerca de 10€ por meia dúzia, mas o preço anda dentro do habitual para este tipo de doces.
Gostei das brisas do Tâmega pelo facto de terem uma parte de bolacha e pelo açúcar crocante em cima, muito embora se torne demasiado doce. Também gostei dos São Gonçalos embora não tenha adorado a textura. Os papos de anjo eram muito bons, adorei a hóstia crocante e não tinham muito creme, portanto não eram demasiado enjoativos. Os foguetes não achei nada de especial pois achei o creme de ovo demasiado mole e a combinação com o açúcar de fora too much.
Enfim, confesso que, até mesmo para mim, que sou amante assumida de doce de ovos e de bolos extremamente doces, estes bolinhos foram demais. São muito bons e docinhos mas a combinação do doce de ovos com o açúcar torna-os demasiado enjoativos. Prefiro doce de ovos combinado com outras coisas, como pão de ló, massa folhada ou hóstia, que ajudam a tornar o bolinho mais suave e não exageradamente doce. No entanto, gostei de experimentar estes bolos e sabem sempre bem de vez em quando. O lado bom destes bolinhos é que existem inúmeras variedades por isso acabarão sempre por gostar de algum, portanto não deixem de experimentar! Já alguma vez comeram estes doces? O que acharam?
Comentários
Enviar um comentário