Isto é Lousã

O projeto Isto é Lousã é um projeto desenvolvido por jovens da região, que decidiram reaproveitar vários locais dando-lhes uma nova vida, através da inserção de um elemento especial, como é o caso dos vários miradouros com letras, tabuletas e até mesmo o famoso baloiço do Trevim bem como outros objetos decorativos em madeira, que tornam logo o local mais bonito e que chamam a atenção das pessoas para o mesmo.
O que me levou a visitar a Lousã, além das várias aldeias de xisto, foi precisamente as várias fotos que encontrei pela net destes locais, bem instagramáveis, diga-se de passagem, que tem chamado a atenção de várias pessoas e levado muita gente a visitar estes locais.
Hoje venho falar-vos um pouco acerca destes objetos especiais e onde podem encontrar alguns deles. 

O local mais famoso é provavelmente o baloiço do Trevim, localizado no Alto do Trevim, o ponto mais alto da serra.

detalhes do baloiço

o baloiço


as vistas fantásticas no local

pequenos detalhes em todo o lado

Outro local muito procurado é o miradouro com vista para a aldeia de Talasnal e onde se pode ler a famosa inscrição "Talasnal Montanhas de Amor". Quando lá fui fiquei um pouco dececionada porque a placa se encontra vandalizada. É preciso ser-se muito mesquinho para ir de propósito a este local para estragar... Apesar de tudo a vista continua a ser muito bonita, com a moldura de madeira e a aldeia enquadrada como fundo. Podem encontrar este local na estrada de acesso desde a vila de Lousã até às aldeias de xisto, a estrada das Hortas. Fica um pouco antes de chegar ao Talasnal. 


Nessa mesma estrada, logo no início, podem também encontrar a famosa moldura com vista para a vila de Lousã. 


Ainda nessa estrada encontrarão uma outra rua secundária que leva às aldeias de Chiqueiro e Casal Novo. Nessa estrada podem encontrar o miradouro das letras "Isto é Lousã", além de um grande parque de merendas.



Mais afastado um pouco encontra-se o miradouro da aldeia de Candal. Quem passa pela estrada nacional em direção ao Trevim certamente o verá do seu lado esquerdo, a meio da montanha, mas é muito fácil passar despercebido aos olhares mais distraídos. O caminho até lá é feito através de uma curta mais íngreme caminhada. Basta entrar na aldeia, à face da estrada, e subir pelo lado esquerdo até se afastar da zona de casario e rapidamente estarão no miradouro. 


Um outro local muito procurado e fotografado é o baloiço das piscinas de Nossa Senhora da Piedade mas das duas vezes que lá fui (Abril e Junho) estava desmontado. 
Escusado será dizer que me diverti imenso a procurar todos estes locais tão pitorescos e que os adorei visitar. Além das vistas que proporcionam e de serem ótimos spots para fotos adoro todos os detalhes em madeira, que mantém o ar rústico das aldeias e da serra e todos os pequenos detalhes pensados para tornar o local mais especial, como os corações que se encontram um pouco por todo o lado. Adorei esta iniciativa, sem dúvida que acrescenta muito mais valor à serra.

Comentários