Ilha de São Miguel #2 - Dia 8

No nosso oitavo e último dia completo em Ponta Delgado decidimos revisitar alguns dos nossos locais favoritos e visitar uma ou outra coisa que nos tivesse escapado nas redondezas de Ponta Delgada.
Começamos, portanto, o dia indo em direção a Vila Franca. Pelo caminho paramos na zona da Caloura e exploramos um pouco a vila, vimos o miradouro, o hotel, as piscinas e a igreja. 
Em seguida fomos visitar a Ermida de Nossa Senhora da Paz, o ex-libris de Vila Franca. É possível levar o carro até perto da ermida mas a parte final, da escadaria, tem que ser feita a pé. Vale a pena pois do topo das escadas a vista sobre o mar e o ilhéu de Vila Franca é espetacular.
Em seguida, descemos até à vila para visitar a igreja de São Miguel, o mercado municipal, a praça e passear um pouco nas praias. Também aproveitamos para comprar algumas caixas de queijadas para trazer para familiares e amigos (são verdadeiramente maravilhosas, não podem perder!). 
Depois de darmos por terminada a visita a Vila Franca despedimo-nos e fomos em direção ao restaurante Mariserra, um dos mais famosos da região (é carote mas gostamos muito) e de tarde fomos à Lagoa de São Brás (como já devem ter percebido eu adoro visitar lagoas e queria ver todas eheh).
Quando lá chegamos não conseguíamos ver grande coisa pois a lagoa estava envolta em neblina. É possível levar o carro até perto do local mas a estrada é de terra batida e a partir de um certo ponto é impossível avançar pelo que é preferível fazer uma pequena caminhada até lá. Apesar de não termos conseguido uma vista desimpedida gostei muito deste local. Eu gosto muito deste tipo de sítios isolados no meio de nenhures, em que podemos estar apenas rodeados pela natureza. Transmitem-me uma sensação de calma e paz, além de que as paisagens são muito bonitas. Mesmo com todo o nevoeiro, gostei de visitar a lagoa, transmitiu-me uma cerca aura mística.
Passamos junto à fábrica de chá Gorreana e, apesar de não termos entrado (já lá estivemos duas vezes) paramos para observar a paisagem junto aos campos de chá.
Fizemos uma última paragem junto ao estádio de São Miguel e depois decidimos aproveitar o final da tarde para comer um gelado junto à marina, em Ponta Delgada.
E estava assim dada por terminada a nossa aventura em São Miguel. Sinto que esta vez foi a derradeira vez. Não só tivemos muito tempo para ver e rever os nossos pontos favoritos como também conseguimos vistas quase desimpedidas da maioria dos locais. Claro que ficam sempre coisas por ver. Por exemplo, gostaria de conhecer as restantes cascatas e lagoas de São Miguel (que não são poucas) e de apanhar a Lagoa das Sete Cidades e o miradouro da Grota do Inferno com o céu limpo. No entanto isso terá que ficar para uma próxima eheh Pois se há coisa que fica em quem visita os Açores é uma grande vontade de voltar!
Espero que tenham gostado do guia e que vos seja útil quando estiverem a planear a vossa viagem :)

ermida de Nossa Senhora da Paz



vistas na Ermida de Nossa Senhora da Paz

ilhéu de Vila Franca

lagoa de São Brás



fábrica de chá Gorreana

estádio de São Miguel

Comentários