Coimbra - Um guia de viagem

Em Abril estive em Coimbra com a minha família. Já lá tinha passado dezenas de vezes, costumo ir lá todos os anos, quando venho de férias. No entanto, esta foi a primeira vez que pernoitamos por lá. Passamos lá dois dias.
Quando pensava em Coimbra pensava numa cidade grande, sim, mas que está "mais que conhecida". No entanto, nestes dias que por lá passei, percebi que ainda não vi quase nada do que Coimbra tem para oferecer. Assim, decidi criar este post para vos falar um pouco acerca dos locais que visitei, onde comi e do que gostei mais, para que, quem sabe, possam incluir alguns destes locais no roteiro da vossa próxima viagem a Coimbra.
Chegamos num domingo e decidimos visitar a Quinta das Lágrimas (podem consultar o post que fiz sobre o local aqui). É um sítio relativamente barato e é muito bonito e recheado de lendas e história. Os amantes de romance vão adorar! Também é bom para visitar no verão, pois existe vegetação por todo o lado.
Depois da visita seguimos para a igreja da Rainha Santa Isabel (a minha mãe adora igrejas), que fica localizada num ponto alto e tem umas vistas incríveis para a cidade. Fica também perto do Portugal dos Pequeninos. Para quem não conhece, é um local ótimo para quem tiver crianças, pois tudo lá é em miniatura! Eu visitei quando era miúda e adorei entrar em todas as pequenas casinhas!
Aquela zona tem também alguns cafés e restaurantes e quem quiser pode rapidamente atravessar a ponte e vai parar diretamente à zona histórica de Coimbra.
Ao final da tarde decidimos visitar um local que também conheço bem, o Penedo da Saudade, o local onde os estudantes de Coimbra mandam gravar e expor pedras com poemas, quadras, frases e dedicatórias em que relembram os seus tempos de estudante e as saudades dos tempos que já lá vão. Acho que esta visita teve um significado mais especial e tocou-me mais, enquanto estudante finalista. É muito bonito e um bocado triste também, tem sabor a nostalgia... Do Penedo tem também umas vistas incríveis da cidade de Coimbra.
À noite fomos ao Coimbra shopping, compramos frango, batatas fritas, pão, queijo, fiambre e eu comprei um hamburguer no McDonalds porque férias são férias, certo? Levamos tudo para casa, montamos a mesa e comemos.


pedras com frases gravadas, no penedo da saudade

na Quinta das Lágrimas

No nosso segundo dia na cidade fomos tomar o pequeno almoço ao Pingo Doce, que tem um café com menus super baratos e muito bons. Eu adoro os croissants com chocolate e o sumo de laranja natural, fica a dica!
Como estava a chover em Coimbra resolvemos ir passear para outro local não muito longe e fomos parar ao Lorvão, uma terra que também não me é desconhecida. Apesar de ser um local super pacato, com poucas casas, um café (que vende bolos ma-ra-vi-lho-sos - provem as nevadas, valem a pena!) e um (ex) hospital psiquiátrico, eu gosto de lá passar, o ambiente rural e de aldeia transmite-me calma.
Seguimos viagem em direção a Vila Nova de Poiares, com intenção de comer uma chanfana. Passeamos um bocado na vila e acabamos por ir ao restaurante Portas da Vila (podem ver a review aqui). Eu comi um bitoque e adorei!
De tarde passamos por Penela, onde visitamos o castelo e as vistas incríveis que se tem lá de cima. Regressamos a Coimbra e ainda tivemos tempo de ir até ao Jardim da Sereia, que é gratuito, enorme e muito bonito, tem umas fontes incríveis e imensa vegetação. Caminhamos por lá e seguimos para outro local fulcral em Coimbra, a zona das universidades, nomeadamente, o paço das escolas, onde podem encontrar a famosa torre da cabra. Mesmo ao lado podem visitar o Jardim Botânico, que nós optamos por não visitar, pois, além de chuviscar, estivemos lá no ano passado.
Para jantar fomos novamente ao supermercado, compramos comida já feita e aquecemos em casa, fácil e barato.
De noite, como estava a chover, decidimos ir dar um passeio até ao Fórum Coimbra. Os amantes de compras irão adorar, é um shopping grande, com imensas lojas. Noutras alturas sem chuva, também é boa ideia fazer um passeio noturno pelo centro histórico de Coimbra ou à beira rio.

 pequenos almoços bons

 vistas do castelo de Penela


no jardim da sereia

No nosso último dia em Coimbra fomos passear pela zona histórica. Passeamos pelo jardim ao longo do rio Mondego, fomos à pastelaria do costume (Briosa) comprar pasteis de Tentúgal, vimos as lojinhas, os artistas de rua, a sé, algumas igrejas, os estudantes por todo o lado e finalmente despedimo-nos de Coimbra em direção a Setúbal.

Verdade seja dita, fiquei surpreendida com o quão pouco da cidade eu conhecia. Apesar de já lá ter ido provavelmente umas quinze vezes, nunca tinha passado além da zona história, das universidades, o jardim botânico e o penedo da saudade. Foi uma viagem muito interessante porque Coimbra é uma das minhas cidades favoritas e gosto imenso de lá voltar. Alguém por aí tem mais dicas ou sugestões de coisas para ver em Coimbra? :)

Comentários

  1. A quinta das lágrimas é um dos destinos que adoraria visitar cá em portugal!

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. adoro Coimbra e costumava dizer que é a minha segunda cidade favorita no país inteiro! :)

      Eliminar

Enviar um comentário